
A autoestima diz respeito a como a pessoa se vê. É a avaliação que ela faz de si mesma, incluindo suas qualidades, defeitos, habilidades e valor pessoal. Tem a ver com a capacidade de reconhecer e aceitar seus pontos fortes e fracos. Cantado em verso e prosa, sabemos que, antes de qualquer coisa, o relacionamento mais complexo que o ser humano tem é consigo mesmo.
Esse relacionamento implica vários fatores (a própria autoestima, a segurança, a valorização pessoal e o amor próprio), entre outras coisas, um ponto fundamental é o autoconhecimento. Vários campos da ciência aplicada apontam que a falta de conhecimento sobre si, constituem-se um dos principais problemas que afetam as pessoas nas diversas áreas de sua vida (seja profissional, familiar ou social).
Esse autoconhecimento determina a relação que mantemos conosco, alimentando ou não quem somos e, consequentemente, nossa autoestima. E isso vai determinar em larga escala nossa relação com o mundo.
Abaixo, confira 12 pontos principais dessa relação, e que influenciam diretamente nossa autoestima e nossa interação com o mundo ao redor:
- O quanto confiamos em nós
- O quanto nos aprovamos
- O quanto nos amamos
- O quanto nos sentimos merecedor de conquistar as coisas que desejamos e precisamos
- O quanto estamos “autorizados” a viver nossa vida
- O quanto gostamos de quem somos
- O quanto consideramos que conseguimos tudo o que desejávamos e precisamos
- O quanto nos achamos interessantes
- O quanto confiamos em nossas habilidades
- Referenciais internos e externo
- O quanto confiamos na nossa capacidade de avaliação
- O quanto precisamos da aprovação dos outros
Confiança e Autoconfiança:
Entender o quanto confiamos em nós mesmos é fundamental para a autoestima, pois quando acreditamos em nossa capacidade, conseguimos enfrentar os desafios de maneira mais segura.
Aprovação
A autovalidação está intimamente ligada com a nossa capacidade de aprovação e é um aspecto fundamental…