Nas últimas décadas, o Brasil passou e ainda passa, por diversas mudanças políticas, econômicas, sociais e culturais que evidenciaram transformações no modo de vida da população. Um dos impactos atinge exatamente a busca por uma alimentação saudável.
Veja também – Conversa Ampla: nutrólogo dá dicas para uma alimentação saudável e benéfica ao coração
As principais doenças que atualmente acometem os brasileiros deixaram de ser agudas e passaram a ser crônicas. Apesar da intensa redução da desnutrição em crianças, as deficiências de micronutrientes e a desnutrição crônica, o Brasil vem enfrentando aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, e as doenças crônicas são a principal causa de morte entre adultos.
Para o enfrentamento desse cenário, a primeira versão do Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2006, apresentou as primeiras diretrizes alimentares oficiais para a nossa população. Diante das transformações sociais vivenciadas pela sociedade brasileira, que impactaram sobre suas condições de saúde e nutrição, em 2017, o Ministério da Saúde apresentou novas recomendações, que servem de modelo para guias de todo o mundo.
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta um conjunto de informações e recomendações sobre alimentação que objetivam promover a saúde de pessoas, famílias e comunidades e da sociedade brasileira como um todo, hoje e no futuro.
Confira abaixo os 11 passos para uma alimentação saudável e a partir deles, avalie o que você precisa ajustar para estar mais próximo da excelência na qualidade de vida.
- Faça dos alimentos in natura, ou minimamente processados, a base da sua alimentação
Alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente…