Os transtornos mentais afetam aproximadamente 14% da população mundial, segundo dados do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde (IHME) de 2021. São números que pioraram com a pandemia de Covid-19 — com estudos estimando um aumento de mais de 25% em casos de transtorno depressivo maior e de transtornos de ansiedade.
Os transtornos mentais com maior prevalência global, segundo o estudo Global Burden of Disease (GBD) de 2021, são:
- Transtornos de ansiedade
- Transtorno depressivo maior
- Transtornos de personalidade
- Distimia
- Deficiência intelectual
- Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade
- Transtornos do espectro autista
- Transtorno de conduta
- Transtorno bipolar
- Esquizofrenia
Entenda mais sobre cada um abaixo, e fique atento: o diagnóstico dos transtornos só é válido quando feito por profissionais qualificados, como psicólogos e psiquiatras, treinados para avaliar sua presença em diferentes situações, contextos e indivíduos de acordo com todos os critérios cientificamente consolidados.
Quais são os transtornos mentais mais comuns?
1. Transtornos de ansiedade
Medo e preocupação excessivos são características dos transtornos de ansiedade, os mais frequentes na população. Neste guarda-chuva, estão condições como o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno de pânico e o transtorno de ansiedade de separação.
O transtorno de ansiedade generalizada, por exemplo, também conhecido como TAG, é caracterizado pela presença de ansiedade, apreensão e preocupações excessivas na maioria dos dias, por muitos meses, em áreas diversas da vida — com dificuldade para controlar tais sintomas, provocando sofrimento significativo ou prejuízo no funcionamento social.
Já o transtorno de pânico envolve a ocorrência repetitiva e inesperada de ataques de pânico (crises de ansiedade, medo ou desconforto intenso, com alguns sintomas físicos, como sensação de falta de ar, ondas de calor, náusea e medo de morrer).
Crise de ansiedade e…