Os conflitos podem representar desafios ou oportunidades, a depender de como são manejados pela organização. Essa é a opinião da consultora organizacional Caroline Fagundes, que ministrou o webinar Resolução de Conflitos a colaboradores do Sistema Unimed Paranaense em novembro.
Segundo Caroline, quando o conflito é regido por ideias fixas, rígidas e imutáveis, não há espaço para a criatividade, o que pode fazer com que a relação se deteriore ou deixe de progredir. Por outro lado, opiniões diferentes têm o potencial de gerar reflexões e análises construtivas, gerando um progresso significativo na relação — o que passa por mediação, diálogo e negociação.
Confira 10 dicas dadas pela consultora para uma gestão eficiente de conflitos.
- Identifique suas emoções
- Regule suas reações emocionais
- Desenvolva a empatia
- Tome decisões melhores
- Identifique seus pontos fortes e fracos
- Saiba conduzir negociações
- Preste atenção à linguagem corporal
- Invista no relacionamento e entenda os interesses envolvidos
- Entenda seu estilo de comunicação
- Trabalhe a adaptabilidade
1. Identifique suas emoções
O autoconhecimento é fundamental para entender como as emoções impactam nosso comportamento e tomada de decisão. Busque a auto-observação para entender como as emoções se manifestam no seu dia a dia, percebendo os sinais para poder melhor geri-las.
2. Regule suas reações emocionais
Ao reconhecer suas emoções, tente canalizá-las de forma apropriada, evitando reações impulsivas ou descontroladas. Se necessário, se afaste da situação por alguns momentos, permitindo responder de forma mais consciente e intencional à ocasião.
3. Desenvolva a empatia
Conhecer nossas emoções abre caminho para reconhecer as do outro, trabalhando a empatia. “Não é sobre se colocar no lugar do outro, porque isso a gente nunca vai conseguir, mas sim sobre respeitá-lo”, diz a consultora.
4. Tome decisões melhores
O autoconhecimento facilita decisões mais…