WEBINAR: Desafios para Fortalecimento do SUS no Próximo Mandato Presidencial – set/2022

Fortalecimento do SUS
(Foto: Marcelo Casal Junior / EBC)

A importância do Sistema Único de Saúde (SUS) foi, mais uma vez, demonstrada. Diante da maior pandemia a atingir o país nos últimos cem anos, ele teve um papel fundamental na assistência à população, sobretudo à camada mais pobre. O SUS, porém, está longe de ser uma obra acabada. Há deficiências no financiamento, na distribuição dos serviços e equipamentos pelo território, na integração da atenção básica com o atendimento de maior complexidade, na produção de vacinas, remédios e insumos médicos, entre outras questões. As deficiências existentes terão de ser enfrentadas num quadro de mudanças aceleradas na composição etária e no perfil epidemiológico da população e riscos crescentes de novas pandemias.

O objetivo deste seminário é apontar caminhos para fortalecer o SUS no próximo mandato presidencial.

Para assistir no dia 14 de setembro, às 9h, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO
9h – 10h20
Bloco 1 • Como fortalecer o SUS – a visão dos pesquisadores

• Vera Valente, diretora executiva da Fenasaúde
• Rudi Rocha, professor da FGV EAESP e diretor do IEPS
• André Medici, consultor internacional em temas de economia e gestão de        saúde

Moderação: Sergio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC


10h20 – 10h40
Break

10h40 – 12h
Bloco 2 • Como fortalecer o SUS – a visão dos gestores

• Humberto Costa, senador por Pernambuco (PT) e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado
• Nésio Fernandes, secretário de Saúde do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde
• Erno Harzheim, professor da UFRGS e ex-secretário de Saúde de Porto Alegre

Moderação: Sergio Fausto, diretor-geral da Fundação FHC


CONVIDADOS
André Medici
Economista, é consultor internacional em temas de economia e gestão de saúde, diretor do Universal Health Monitor e membro do conselho da United States Health Alliance (USA-HA). Trabalhou como coordenador do grupo de financiamento da Comissão Nacional de Reforma Sanitária no Brasil, que contribuiu para o desenho do SUS, entre 1986 e 1988. Desde 1996 mora nos Estados Unidos. Trabalhou por 24 anos como economista da saúde no BID e no Banco Mundial, onde se aposentou. Atualmente é consultor de organismos internacionais, como as Nações Unidas e o Banco Mundial. Tem diversos livros e centenas de artigos publicados em várias línguas em temas de desenvolvimento social e economia da saúde.

Rudi Rocha
Professor associado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), é diretor de pesquisa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Preside o conselho científico do Instituto Escolhas e é membro do comitê científico do Núcleo Ciência pela Infância. Possui graduação, mestrado e doutorado em economia. Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria, coordenador brasileiro da LACEA/IADB/World Bank/UNDP Research Network on Inequality and Poverty e vencedor de prêmios e grants internacionais.

Vera Valente
Diretora-executiva da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) desde 2019. No Ministério da Saúde, liderou o projeto de lançamento do cartão SUS e a implantação da política de medicamentos genéricos no Brasil. Foi presidente da PróGenéricos, diretora de inovação e acesso da Interfarma, e head regional de Biossimilares da Merck. Membro da Comissão de Governança em Saúde do IBGC, é advogada e engenheira formada pela UNB.

Humberto Costa
Senador por Pernambuco, médico e jornalista, é o atual presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado. Ex-ministro da Saúde, foi secretário da saúde do Recife, deputado federal, estadual e vereador da capital pernambucana.

Nésio Fernandes
Secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo, é presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS). Médico sanitarista, é especialista em medicina preventiva e social e em administração em saúde.

Erno Harzheim
Médico de família, é doutor em Medicina Preventiva e Saúde Pública pela Universidad de Alicante, Espanha, e pós-doutor em Epidemiologia pela UFRGS. Professor de Medicina de Família e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS, é gestor de Atenção Primária à Saúde na Salute. Foi o criador do TelessaúdeRS-UFRGS, Secretário Municipal de Saúde de Porto Alegre e Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

MEDIAÇÃO
Sergio Fausto
Cientista político, é diretor geral da Fundação FHC e codiretor do projeto Plataforma Democrática e da coleção “O Estado da Democracia na América Latina”.

 

* Informações da assessoria de imprensa

Acompanhe mais informações sobre cursos e eventos clicando aqui