Durante o mês de novembro – o Novembro Azul –, a campanha “Prevenção, União e Saúde”, dará continuidade ao trabalho de conscientização iniciado durante o Outubro Rosa, no combate ao câncer de mama. A ação é uma iniciativa da Oncologia 360, em parceria com o Centro Médico Hospitalar Sugisawa, o Hospital Sugisawa e a Urologia Curitiba. Neste mês, o foco é reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Leia também – Conscientização e avanços no combate ao Câncer de PróstataAMP
Inspirada na lenda japonesa do Tsuru – pássaro símbolo de saúde, prosperidade e longevidade –, o objetivo da campanha é conscientizar homens de todas as idades sobre a importância do autocuidado e do apoio emocional no combate à doença.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre a população masculina, com uma estimativa de 72 mil novos casos anuais no Brasil para o triênio 2023-2025. Esse número reforça a importância do diagnóstico precoce, pois as chances de cura chegam a 90% quando a doença é detectada nos estágios iniciais. Os especialistas alertam que, apesar das estatísticas, o preconceito e a falta de informação ainda afastam muitos homens dos exames preventivos.
O cirurgião oncológico Ney Takizawa, da equipe da Oncologia 360, enfatiza que superar essas barreiras é essencial. “Muitos homens resistem aos exames de rotina, como o PSA e o toque retal, por conta de tabus culturais, mas é preciso enxergar a prevenção como um cuidado consigo mesmo, que pode salvar vidas. A campanha Novembro Azul é, acima de tudo, um convite para cada cidadão valorizar sua saúde e sua vida”, ressalta.
A oncologista clínica Noelle Wassano, também da Oncologia 360, complementa que o apoio emocional é uma parte fundamental da prevenção. “Muitos homens ainda são mais reservados em relação à própria saúde. Isso inclui a resistência em falar sobre o câncer de próstata e suas vulnerabilidades emocionais. O apoio psicológico faz parte do cuidado integral e deve ser incentivado, assim como os exames preventivos”, explica.
Além de ações direcionadas aos colaboradores, a campanha “Prevenção, União e Saúde” se estende ao público em geral, com atividades que incentivam hábitos saudáveis e o diálogo sobre saúde.
A terceira etapa da campanha acontecerá no mês que vem, com o Dezembro Laranja, focando na prevenção do câncer de pele e reforçando a importância dos cuidados com a pele, especialmente no verão.
Eventos
A campanha “Prevenção, União e Saúde” está uma extensa programação ao longo dos três meses e é aberta ao público em geral. O objetivo é promover um caminho de cuidado e atenção à saúde física e emocional e a participação de toda a equipe da Oncologia 360. Os colaboradores, inclusive, são responsáveis pela confecção dos 1 mil tsurus, tema da campanha. “É um trabalho que envolve todos os profissionais que estão engajados nessa campanha que tem como foco a prevenção e a saúde dos pacientes”, revela a oncologista clínica Marina Guimarães.
A programação especial do mês será concentrada no dia 19 de novembro, com atividades e palestras programadas para ocorrer ao longo da manhã no Hospital Sugizawa.
9h – Demonstração de lutas japonesas e defesa pessoal
9h10 – Palestra Saúde do Homem, com o urologista Osny Barros
10h – Autocuidado e Saúde Mental, com a psicóloga Mariana Pinheiro Pinho
11h – Saúde do Coração, com o cardiologista Adriano Senter Magajevski
*Informações Assessoria de Imprensa