Live debate o impacto da sustentabilidade financeira nos negócios

sustentabilidade financeira
(Foto: Ilustração/Freepik)

Instituto Horas da Vida – organização sem fins lucrativos que busca levar saúde às pessoas em vulnerabilidade social – promove no dia 16 de novembro, às 19h, um talk show para debater o “ESG e o impacto da sustentabilidade financeira nos negócios no setor de saúde”.  

Leia também – A dimensão Social do ESG: mais impacto e menos assistencialismo

O evento será transmitido online pelo Canal no Youtube Valor em Saúde e terá a participação de Bruno Porto, sócio e líder do setor de saúde na PwC BrasilFabiana Peroni, doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp e mestre em promoção da Saúde pela Unifran; Thaís Melo, diretora médica da farmacêutica Boehringer Ingelheim; Emanuel Pessoa, sócio-diretor do Emanuel Pessoa Advogados; além da mediadora Tania Machado, embaixadora do Instituto Horas da Vida 

Quem deseja entender cases de companhias que adotaram as práticas de ESG, quais são os desafios e o impacto social e financeiro nas empresas no segmento de saúde pode garantir o acesso ao  talk show pelo Sympla de forma gratuita. O evento também será transmitido na plataforma Hospitalar Hub. 

ESG e a importância para o mercado 

“ESG” é a sigla em inglês para Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G). O termo foi cunhado em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, braço da Organização das Nações Unidas (ONU) que tem o objetivo de engajar empresas e organizações na adoção de princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, em parceria com o Banco Mundial.  

Segundo relatório da consultoria e auditoria PwC, 57% dos ativos de fundos mútuos na Europa estarão em investimentos que consideram os critérios ESG até 2025. Isso representa cerca de US$ 8,9 trilhões. Além disso, 77% dos investidores institucionais pesquisados pela PwC disseram que planejam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.

Tania Machado

Além de embaixadora do Instituto Horas da Vida, a mediadora do talk show é diretora executiva da TM Jobs com mais de 20 anos de atuação e experiência na área da saúde. Ela também é fundadora e responsável pela gestão do Business Club Healthcare, iniciativa que reúne lideranças de saúde para discutir boas práticas de gestão e governança por meio de encontros presenciais pelo Brasil e América Latina. Atua como Palestrante, Conselheira do IBRAVS – Instituto Brasileiro de Valor em Saúde e Presidente do HUBRH+.
Bruno Porto
Sócio e líder do setor de saúde na PwC Brasil. Possui experiência no setor contábil e tributário. É especialista em impostos diretos, contabilidade fiscal, imposto de renda, pesquisa tributária, M&A e auditoria. Possui bacharelado em Direito e Contabilidade (com credenciais OAB e CRC) e vasta experiência internacional, incluindo três anos alocado em Nova York.
Fabiana Peroni
Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp, mestre em promoção da Saúde pela Unifran, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e graduada em Enfermagem pela UEMG. Além disso, ela é sócia fundadora da Somos Todas Marias, Negócio de impacto social que tem como propósito impulsionar a prosperidade de empreendedoras da beleza de periferias. Possui 15 anos de carreira, nas áreas de Saúde Coletiva, Gestão e Planejamento em Saúde, atuando em instituições públicas, organismos internacionais, fundações e empresas privadas, atuando em diferentes regiões do país.
Thaís Melo
Diretora médica da farmacêutica Boehringer Ingelheim. Profissional com ampla experiência na indústria farmacêutica, incluindo assuntos médicos, farmacovigilância, assuntos regulatórios, pesquisa clínica e medicina de qualidade.
Emanuel Pessoa
Sócio Diretor do Emanuel Pessoa Advogados, escritório de advocacia focado na internacionalização do direito empresarial e societário. É doutor em Direito Econômico pela Universidade de São Paulo, LL.M. pela Harvard Law School, certificado em Negócios pela Stanford University, mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Também atuou como professor de Contratos, Direito Real e Societário na Universidade Federal do Ceará, de 2008 a 2014, tendo lecionado em cursos de especialização e MBA.
*Informações Asessoria de Imprensa