Simpósio, cursos, palestras e talk show: a saúde mental está em destaque na programação da XIV Jornada Paranaense de Psiquiatria, organizada pela Associação Paranaense de Psiquiatria (APPsiq) e que será realizada em Londrina, entre os dias 24 e 26 de agosto, no Aurora Shopping, com vagas limitadas. O evento, considerado o maior e mais importante da psiquiatria do Paraná, tem espaço e momentos para profissionais de diversas outras áreas, estudantes de medicina e médicos psiquiatras e outras especialidades. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela plataforma Sympla.
Leia também – Psiquiatra explica importância de cuidar da saúde mental de pacientes com demência
“É o maior evento científico da psiquiatria paranaense. Serão quatro eventos simultâneos com uma abordagem moderna e que busca ensinar e aprender, trocar ideias e estreitar laços entre profissionais da área da saúde mental”, explica o médico Júlio Dutra, presidente da APPsiq. De acordo com ele, a Jornada Paranaense de Psiquiatria transformará Londrina na capital da saúde mental em 2023. “Nós receberemos em Londrina os mais influentes e renomados psiquiatras do Brasil. São mais de 35 palestrantes envolvidos”, ressalta o especialista.
Simpósio
A Jornada tem início no dia 24 de agosto, com o V Simpósio de Saúde Mental da Criança e do Educador. Ao longo do dia, psiquiatras da infância e adolescência da USP, UNICAMP, UFPR e UEL irão se revezar para debater as questões ligadas à criança e à escola, inclusive sobre violência escolar. Entre os temas, serão abordados assuntos como dificuldade diagnóstica, comorbidades psiquiátricas, diferenças entre TDAH e autismo, irritabilidade na infância, altas habilidades, além de outros.
Entretanto, conforme explica o presidente da APPsiq, haverá destaque para questões ligadas à educação como inclusão na sala de aula, como avaliar a periculosidade de um aluno, quais as estratégias e deficiências dessa inclusão escolar. “Já estávamos com a programação fechada quando, infelizmente, assistimos ao caso de violência na escola de Cambé. Por isso, é mais do que necessário debatermos esse assunto do ponto de vista da psiquiatria”, afirma Júlio Dutra, que fará a apresentação de uma aula direcionada totalmente à saúde mental do professor. Para este dia, são esperados professores, pedagogos, diretores de escolas, médicos pediatras e psiquiatras, profissionais da psicologia, entre outros que tenham interesse na saúde mental.
Cursos Pré-Jornada
No dia 24 de agosto também haverá dois cursos exclusivos para médicos, com profissionais de várias universidades do país que, durante oito horas, compartilharão com um seleto grupo os mais modernos métodos sobre a psiquiatria intervencionista e a psiquiatria da infância e adolescência.
XIV Jornada Paranaense de Psiquiatria
Nos dias 25 (sexta) e 26 (sábado), Londrina receberá os mais influentes psiquiatras do Brasil. Serão palestras, debates e talk shows voltados para médicos de diferentes especialidades, psicólogos, enfermeiros, profissionais do setor privado e servidores públicos que trabalham em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros. “Será uma oportunidade única para Londrina e região poder recepcionar os mais respeitados psiquiatras do Brasil”, avalia o presidente da APPsiq.
Entre os temas abordados, estão psicofarmacologia, insônia, transtornos alimentares, crise suicida, antidepressivos, transtorno do pânico, transtornos obsessivos compulsivos, transtorno bipolar, ansiedade e diversos outros. Estarão presentes profissionais como Valentin Gentil Filho, Neury José Botega, Flávio Kapczinski e Irismar Reis de Oliveira. “Com esse conjunto de temáticas e de especialistas, a Jornada Paranaense de Psiquiatria se torna o maior evento científico e de atualização profissional do sul do país.”
Talk Show
Já é tradição nas Jornadas Paranaenses de Psiquiatria a realização de um talk show sobre saúde mental com alguma celebridade. Já passaram pelo palco do evento nomes como o cantor Lobão, o jogador Alex (Corinthians), a atriz Gabiella Mustafá e a ex-BBB Fanny. Desta vez, o convidado é o ator Raul Gazolla, com mediação do presidente da APPsiq Júlio Dutra. Raul Gazolla é um reconhecido ator brasileiro que passou por diferentes obstáculos ao longo da vida. Ele era o namorado de Daniela Perez, filha de Glória Perez, quando ela foi assassinada em 1992.
Além disso, em diversas entrevistas recentes, o ator, que esteve no ar na novela “Travessia”, conta que teve quatro infartos a partir de 2010, o que deve compartilhar com o público. “O talk show é um momento de desmistificar as questões ligadas à saúde mental, quebrar tabus e mostrar que todo mundo passa por situações assim. É uma maneira de contribuir para falarmos sobre o assunto, de maneira mais leve, mas, sem perder a seriedade do tema”, avalia Júlio Dutra.
Serviço:
Todas as informações estão no site:
https://xiv-jornada.vercel.app/
*Informações Assessoria de Imprensa