A Unimed VTRP, do Sistema Unimed, a maior cooperativa de saúde do mundo, lança a sétima edição do programa InnovatiOn, em parceria com a Innoscience, consultoria especializada em inovação corporativa. O programa tem como objetivo conectar startups que possuam soluções para um dos desafios estratégicos, a fim de solucionar dores existentes na área de negócio e melhorar os indicadores existentes. Com inscrições abertas até 25 de abril, a iniciativa busca identificar tecnologias capazes de gerar inovação e impacto para a cooperativa, indo além da resolução de desafios operacionais e do aprimoramento de indicadores, como no caso de desafios abertos. A Unimed VTRP atende 59 municípios nos vales do Taquari, Rio Pardo e Jacuí, no Rio Grande do Sul.
Desde sua criação, o InnovatiOn consolidou-se como um programa de sucesso, com seis edições e a participação de 104 startups, que realizaram 39 pilotos e apresentaram 29 soluções, impulsionando a evolução dos serviços de saúde da cooperativa. A Innoscience, que participa desde a primeira edição, seguirá contribuindo com seu conhecimento e experiência para o sucesso do programa, apoiando tanto a Unimed VTRP quanto as startups.
Rafael Zanatta, Head do Vibee, hub de inovação da Unimed VTRP, destaca: “O InnovatiOn tem sido fundamental para conectar startups à Unimed VTRP e promover soluções inovadoras para o setor de saúde.” Caio Kague, sócio da Innoscience, complementa: “Estamos entusiasmados em apoiar o InnovatiOn. Acreditamos que as startups têm o poder de transformar o setor de saúde, e este programa é a ferramenta ideal para isso.”
O processo de seleção do InnovatiOn será dividido em cinco etapas. A primeira fase já está em andamento, com as empresas sendo convidadas a se inscrever até 25 de abril, seja por meio do scouting ou de inscrições diretas. Após o término das inscrições, as soluções serão avaliadas por um time de especialistas durante o Pitch Day, onde as participantes terão a oportunidade de apresentá-las. As melhores soluções serão selecionadas para a próxima fase do programa.
Na terceira etapa, as escolhidas participarão de uma imersão nos desafios enfrentados pela Unimed VTRP. Durante essa fase, trabalharão diretamente com as equipes da cooperativa para desenvolver soluções específicas que atendam às suas necessidades. As que se destacarem terão a oportunidade de testar suas propostas por meio de projetos pilotos, com duração média de três meses. Por fim, o programa culmina no Demoday, evento que marca o encerramento do ciclo e apresenta os resultados obtidos pelos projetos pilotos. O Demoday é uma oportunidade para que as startups mostrem os resultados de suas soluções e para que a Unimed VTRP avalie o impacto das inovações no setor de saúde.
Os quatro desafios abertos nesta edição do InnovatiOn são: otimização dos processos de backoffice, detecção de padrões anômalos e fraudes, automatização e eficiência no atendimento ao cliente e novas tecnologias na saúde. Cada um busca soluções inovadoras para melhorar a eficiência administrativa, a segurança, a experiência dos beneficiários e a transformação digital no setor de saúde, oferecendo oportunidades para as startups impactarem diretamente a Unimed VTRP.
“A edição de 2025 promete ser uma das mais inovadoras, com a participação de startups que trarão soluções tecnológicas de ponta para transformar o mercado da saúde”, afirma Rafael. “Este é um marco significativo para o setor e uma oportunidade única para startups que buscam impactar positivamente a saúde com suas soluções tecnológicas.”
Startups interessadas podem se inscrever até 25 de abril através do link.
*Informações Assessoria de Imprensa