CRM-PR promove jornada sobre as regras da publicidade médica

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(Foto: senivpetro/Freepik)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), por meio do Projeto de Educação Médica Continuada, irá promover no dia 12 de setembro (quinta-feira), em parceria com a Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), a “1ª Jornada CRM-PR Atualiza”, que abordará o tema “Publicidade Médica: o que mudou”.

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O evento, voltado para médicos generalistas, estudantes de Medicina do sexto ano e profissionais da área de Publicidade e Propaganda, será realizado de forma presencial, a partir das 19h30, no auditório do CRM-PR, em Curitiba (Rua Victório Viezzer, 84, Vista Alegre). Para os participantes de outras localidades, será possível a participação online.

A atividade visa esclarecer sobre os principais aspectos da nova resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre publicidade e propaganda médicas, principalmente em relação à utilização das redes sociais. A Resolução CFM nº 2.336/2023 foi publicada em 13 de setembro de 2023 e já está em vigor desde março deste ano.

Participarão da Jornada os conselheiros do CRM-PR Andressa Costa da Cunha, coordenadora da Codame; Eloisa Amanda Geisler e Sergio Medeiros Alves, membros da Codame; e Katiuscia da Cunha Lopes Fogaça.

Mudanças da nova Resolução

Com o intuito de orientar os médicos a fazer publicidade de forma ética, o CRM-PR, por meio da Codame, vem realizando diversas ações abordando o assunto, como reuniões éticas com novos profissionais e palestras em faculdades e instituições de saúde.

Além de permitir ao médico divulgar seu trabalho nas redes sociais, a nova Resolução traz entre as mudanças autorização para divulgar, por exemplo, os preços das consultas, campanhas promocionais, imagens dos pacientes, desde que não sejam identificados e que tenham caráter educativo, obedecendo a critérios.

Sobre demonstrações do tipo “antes x depois”, de acordo com as novas regras, pode ser apresentadas, desde que em conjunto com imagens contendo indicações, evoluções satisfatórias ou insatisfatórias e possíveis complicações decorrentes da intervenção. O texto diz ainda que, de preferência, o material deve mostrar a perspectiva de tratamento para diferentes biotipos e faixas etárias, bem como a evolução imediata, mediata e tardia.

Outra exigência se refere à identificação do profissional. As peças de publicidade/propaganda médica, sejam elas físicas ou virtuais, assim como a página principal do perfil em redes sociais (pessoa física ou jurídica) ou equivalente sempre deverão conter: nome, número(s) de registro(s) no(s) CRM(s) onde esteja exercendo a Medicina, acompanhados da palavra ‘médico(a)’; bem como a especialidade e/ou área de atuação, quando registrada no CRM, seguida pelo número de Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE).

Serviço
Evento: 1ª Jornada CRM-PR – Atualiza: Publicidade Médica: o que mudou
Data: 12/09/2024 (quinta-feira)
Horário: a partir das 19h30
Formato: presencial e online
Endereço: (Rua Victório Viezzer, 84 / Vista Alegre – Curitiba).
Informações: eventos@crmpr.org.br | (41) 3240-4045
Inscrições: https://www.even3.com.br/emc120924/

*Informações Assessoria de Imprensa