Startups Techstart abre inscrições para o ciclo 2023

techstart
(Foto: tonodiaz/Freepik)

As inscrições para os programas de inovação aberta e aceleração TechStart estão abertas, anuncia a Venture Hub. Esta será a quarta edição dos programas que visam levar inovação para dentro das organizações e acelerar projetos e tecnologias de startups de diferentes setores económicos. Neste ano, o hub de inovação irá trabalhar com quatro verticais: Agro DigitalFood InnovationSaúde e, pela primeira vez, Supply Chain. As interessadas em participar da jornada devem realizar sua inscrição até o dia 17 de março no site da Venture Hub.

Leia também – Empresa investe R$ 20 milhões em startup de soluções paperless

Os programas são destinados à startups que já tenham passado pelo processo de ideação, ou seja, que já estejam atuando no mercado com pelo menos um mínimo produto viável validado (MVP) e com equipe e operações estruturadas. No entanto, startups que estão em um nível de maturidade mais avançado também podem participar das inscrições. Empreendedores que se encontram na fase de ideação e que ainda estão validando seus produtos, podem preencher o formulário, porém, a avaliação para projetos em estágios iniciais de estruturação será mais criteriosa e rigorosa.

Cada vertical do TechStart trabalha com múltiplos temas, com o propósito de atrair e identificar startups que tenham soluções diversificadas para os mais distintos desafios dos setores. Um dos temas que o programa do agronegócio será Agrometerologia e mudanças climáticas. Enquanto Supply Chain lidará com a área de gerenciamento de operações logísticas, por exemplo. Por sua vez, o TechStart Food Innovation atuará nas questões de desperdício, distribuição e sustentabilidade e novas formas de consumo. Já a jornada da saúde procura startups com foco em mobilidade para longevidade, inteligência artificial e prontuários eletrônicos integrados, dentre outros assuntos.

Como funcionará a etapa de inscrição e avaliação?

Todos os interessados em participar dos programas devem realizar sua pré inscrição até o dia 17 de março. Após esse dia, não será mais possível cadastrar a startup. As semanas finais de março e os primeiros dias de abril serão dedicados ao processo de seleção das empresas inscritas, que serão analisadas pelo time da Venture Hub e co-realizadores do TechStart.

No início de abril, as startups aprovadas serão chamadas para a fase TechStart Warm Up. Durante o Warm Up, as aprovadas receberão conteúdos, atividades e ferramentas focadas para a evolução do seu modelo de negócios, sua proposta de valor, funil de vendas e preparação para investimentos, além de participarem de encontros presenciais e online. Os materiais que serão utilizados ao longo dessa fase, com previsão de 9 semanas de duração, foram testados internamente e são compostos por metodologias e modelos criados para atender as necessidades do empreendedor, no contexto em que se encontra.

Além disso, as startups também serão avaliadas através de entregáveis com foco em demonstrar seu potencial de tração e escalabilidade e serão selecionadas para a etapa TechStart Acceleration.

A fase Acceleration é onde acontecerá o programa de aceleração propriamente dito. Esta fase, baseada em inovação aberta, consiste em uma jornada de quatro meses e meio, em que as startups aprovadas passarão por uma extensa jornada de profissionalização de negócios, sendo introduzidas a temas como patenteação, captação de investimentos, tração, desenvolvimento tecnológico.

O objetivo é desenvolver nas startups a capacidade de resolver seus desafios e os problemas dos clientes de forma cíclica – criando, definindo, testando, observando os resultados, capturando mais dados, analisando e entendendo, desenvolvendo mais um pouco – com agilidade e sempre retornando ao mercado para validação, a partir do conceito de Lean Startup.

Todo o processo de desenvolvimento será feito através de dinâmicas e mentoria, tanto com os especialistas da Venture Hub, quanto com os times dos co-realizadores.

Ao participarem do programa TechStart, as startups participantes estarão inseridas no ecossistema de inovação aberta da Venture Hub, composto por diversos atores, incluindo empresas, institutos de pesquisa, startups, investidores, CEOs e especialistas em inovação e tecnologia.

Para que possam testar e validar os seus projetos com segurança, as startups participantes da jornada terão inúmeros benefícios. Dentre eles, estão:

  • Entrada no ecossistema de inovação aberta TechStart;
  • Acesso ao coworking da Venture Hub;
  • Participação em evento e workshops;
  • Conexão com investidores e fundos de investimento;
  • Networking com diferentes atores do ecossistema;
  • Acesso facilitado a recursos e infraestrutura para o desenvolvimento de MVPs;
  • Entre outras exclusividades.

Ao final da jornada do TechStart Acceleration, startups de todas as verticais participarão de Demo Days, em que apresentarão ao público, possíveis investidores e representantes de empresas as soluções que desenvolveram para solucionar as dores e desafios dos setores.

Diversas startups já passaram pelo ciclo de inovação aberta e aceleração da Venture Hub, com algumas startups recebendo propostas de investimentos, enquanto outras estabeleceram parcerias com representantes do ecossistema, trabalhando em conjunto para construir um mundo melhor. Inclusive, o TechStart 2023 conta com a participação e envolvimento de startups de ciclos anteriores, auxiliando os novos empreendedores em suas jornadas.

Inscreva-se nos programas TechStart:

Agro Digital: http://bit.ly/3XLIS2w

Food Innovation: https://bit.ly/3H7TwJR

Saúde: https://bit.ly/3XyNfOE

Supply Chain: http://bit.ly/3XAmSb3

*Informações Assessoria de Imprensa