Se você pode ser um Profissional Canivete Suíço, por que escolher ser apenas uma Tesoura Afiada?

comunicação - Cida Stier
Foto (Pexels)

Quem é muito bom em uma atividade específica corre o risco de não perceber a necessidade de se desenvolver em outras áreas prioritárias, como a comunicação, por exemplo, por considerar que os seus resultados dependem exclusivamente do domínio de suas funções.  

Desconsiderar o peso e o valor que a comunicação tem no dia a dia profissional e no desenvolvimento de uma carreira é se comportar como uma tesoura afiada, que cumpre muito bem a sua função, mas não vai além disso.  

Profissionais “Tesoura Afiada” estão fadados a serem eternamente apenas bons no que fazem, porém como nunca se preocupam em comunicar o que sabem e tão pouco percebem se a comunicação é adequada ou não, em um determinado ponto deixam de crescer. 

Nos dias de hoje, isso pode ser uma grande ameaça para quem deseja estar preparado para um mundo em constante transformação. Independente da profissão, saber se comunicar é pura necessidade.  

No meu consultório e nos meus cursos online com frequência escuto relatos assim: 

“Cida, eu tenho tanta experiência e preparo no que faço. Por que não consigo avançar nos meus projetos e ter o reconhecimento que eu sei que mereço?” 

E são relatos de profissionais “tesouras afiadíssimas”, pois são realmente muito bons no que fazem. Eles têm um currículo invejável, mas em um determinado momento perceberam que não era suficiente, porque a comunicação era o problema. Quando me procuraram para melhorar e buscar a solução estavam estagnados em suas posições.  

Muitos até perdiam oportunidades e promoções para colegas com menor capacidade técnica, porém que dominavam outras competências – dentre elas a principal: domínio da comunicação. Perdiam para profissionais do tipo “Canivete Suíço”” 

Um canivete suíço é multiuso e é um dos ícones da civilização moderna e do design mundial. As marcas suíças que o fabricam são sinônimos de qualidade e versatilidade. 

Esses são os profissionais “Canivete Suíço” – dominam a comunicação e estão atentos a tudo que os faça melhorar, por isso, representam o profissional desejado pelo mercado. 

Um levantamento global do Linkedin, feito com recrutadores, concluiu que a comunicação é a primeira da lista das 10 competências mais valorizadas no momento. 

Isso só comprova o que eu mais acredito: comunicação é tudo. 

Há mais de 30 anos atuo nesse segmento e preparo profissionais que decidiram resolver os problemas de comunicação que limitavam as suas vidas e os impediam de crescerem profissionalmente. 

E, após ajustes na comunicação, conquistaram o que sempre sonharam: mais reconhecimento pelo que fazem, melhores ganhos, cargos de maior relevância ou ainda, assumiram posições de liderança. 

É gratificante poder acompanhar a evolução de quem decide melhorar sempre. Por isso eu posso afirmar: uma boa comunicação é decisiva para quem deseja ser profissional do tipo Canivete Suíço. E sempre é tempo de fazer essa escolha!

 Desejo que em 2021 você faça da sua comunicação a sua marca e um grande diferencial na sua vida.

**A analogia do Canivete Suíço eu conheci ao assistir ao TED da Rafaela Cappai.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.