Quando a comunicação impede o seu crescimento profissional

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(Foto: rawpixel / Freepik)

Você costuma prestar atenção ao seu comportamento durante as reuniões de trabalho?

Todo mundo gosta de ter as opiniões aceitas e valorizadas, mas para isso, saber se expressar é fundamental. O reconhecimento profissional se consolida pela junção do conhecimento, da capacidade de colocá-lo em prática, e da forma de expressá-lo.

O grande desafio é ter consciência do modo de agir, já que os comportamentos habituais podem se tornar automáticos. Alguns deles sinalizam claramente a necessidade de atenção:

Falar demais e usar mal o tempo:

A concisão é uma habilidade primordial para quem deseja expor uma opinião com facilidade. Usar bem o tempo de fala permite que os outros prestem mais atenção e também possam falar. Se você se enrola para explicar algo é porque esse assunto não está suficientemente claro para você também. É preciso desapegar da necessidade de encher a fala de detalhes. O exercício da clareza é um hábito a ser conquistado e praticado constantemente.

Deixar de falar por medo do julgamento dos outros.

Esse é um sintoma muito comum que pode nem ser notado pelos outros, mas impacta diretamente no crescimento profissional. Ter medo de expor um ponto de vista por não o considerar bom o suficiente dificulta a realização de projetos e leva embora muitas oportunidades de mostrar a sua competência e avançar na carreira.

 Preferir que os outros falem no seu lugar.

Pode parecer uma boa solução para quem é mais tímido, porém, quem não se posiciona não tem suas opiniões valorizadas e o seu nome nunca é lembrado quando surge uma ocasião de fazer uma apresentação. Pessoas tímidas, quando vencem a barreira do medo de se expor e aprendem a se preparar, falam muito bem.

 Ter a fala cortada pelos outros.

O uso da intensidade vocal adequada, bem como o ritmo, as pausas e a ênfases são elementos que permitem dar as intenções corretas à fala e devem estar em harmonia com a atitude e a postura corporal. Quando a fala é interrompida constantemente e uma outra pessoa começa a falar antes de terminar o assunto deve-se observar o modo com a mensagem é transmitida. Um bom exercício é gravar uma reunião, ou um momento de fala para fazer analisar o jeito de falar.

Demonstrar desinteresse.

Estar em uma reunião e fazer outras coisas simultaneamente impede que a atenção esteja voltada para quem fala. A expressão facial é reveladora: sempre vai denunciar a falta de interesse do ouvinte.  Nas reuniões online esse passou a ser um problema: quem está fazendo outra coisa não percebe que está sendo notado como desinteressado. A comunicação eficaz exige atenção de quem fala e de quem ouve.

Não faz sentido estar em uma reunião, precisar se posicionar, e estar fazendo outra coisa.

Esses são apenas alguns pontos que evidenciam que comunicação pode impactar negativamente no dia a dia profissional e, consequentemente, nos resultados.

Se você deseja se desenvolver sempre, fique de olhos nos seus comportamentos habituais. Eles oferecem a oportunidade de melhoria constante.

Um abraço, Cida Stier.

Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

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