Você já reparou como o seu desenvolvimento profissional depende em grande parte da maneira como você expressa o seu conhecimento, a sua experiência, e a sua competência? Saber se comunicar possibilita ir mais longe e conquistar sempre novas oportunidades de crescimento.
Porém, muitos problemas de comunicação passam despercebidos para muita gente e isso trava a carreira. É muito duro afirmar isso, mas muitos profissionais brilhantes não vão sair do lugar—pura e simplesmente por não dominarem essa competência essencial. Um problema muito comum é não saber se posicionar de forma correta em reuniões. Como alguém pode conquistar posições mais altas se não consegue argumentar ou expor as ideias com clareza?
Confira alguns pontos que levam embora a credibilidade de quem não se posiciona adequadamente:
- Falar demais sem perceber, sem deixar os outros falarem, e não conseguir transmitir objetivamente um ponto de vista.
-
Impor a sua ideia de maneira agressiva.
-
Não aceitar ou não demonstrar interesse pelas ideias dos colegas.
-
Não se preocupar em saber a pauta de uma reunião e não se preparar para se posicionar em relação ao tema.
-
Não ter o conhecimento necessário para abordar o assunto da forma correta.
-
Deixar de falar por acreditar que a própria opinião é menos importante do que a dos demais.
-
Desatenção: manter a cabeça vagando e ficar conferindo as mensagens no celular durante reuniões ou conversas importantes.
Como resolver:
Nada como uma boa autoanálise para avaliar o comportamento habitual nessas situações. Ao se observar é possível identificar os pontos de melhoria e traçar estratégias para realizar as mudanças necessárias. A partir daí, é importante agir, porque falar é uma atividade natural, mas falar bem requer treinamento e atenção.
Uma comunicação assertiva permite que você se posicione e transmita a sua mensagem na hora certa e do jeito certo. Não existe nada mais importante para quem sabe o que faz e onde quer chegar na sua atividade profissional.
* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.
Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.