Os principais cuidados com comunicação em reuniões on-line

schedule
2020-08-24 | 21:18h
update
2022-03-29 | 17:32h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

Uma das mudanças mais marcantes na rotina profissional durante o período de isolamento foi a necessidade de se comunicar em frente a uma tela de celular ou de computador com muito mais frequência. Transmitir informações com agilidade, clareza e objetividade colocou em evidência quem não estava preparado.

As longas reuniões presenciais sem hora para acabar deram lugar à pontualidade das plataformas com hora exata de início e término, e com isso, saber organizar um assunto e apresentá-lo com assertividade passou a ser um grande diferencial de quem está atento ao momento. 

O home office mostrou que muitos profissionais têm sérios problemas para se fazerem entender e, sem dúvida, colocam em risco as suas entregas e resultados.

Segundo um levantamento global do Linkedin, divulgado no dia 17 de agosto de 2020, a comunicação é a primeira da lista das 10 habilidades mais valorizadas no momento.

As reuniões on-line representam um desafio para todos, e é preciso dar atenção ao momento certo de falar e de ouvir. Para facilitar e para que a comunicação seja a melhor possível, observe alguns aspectos:

 

  • Prepare-se para participar:

Organize o assunto: a melhor maneira de participar ativamente de uma reunião é dominar o assunto que será tratado. Por isso, saiba exatamente a pauta a ser discutida e qual a sua contribuição. Faça tópicos com os assuntos que você pretende abordar.

Publicidade

  •  Prepare o local:

Ele também comunica. Procure um ambiente silencioso e neutro, sem informações desnecessárias que possam desviar a atenção de quem estiver do outro lado da tela. Posicione-se em um local com boa iluminação para que seja possível ver bem o seu rosto. Durante o dia, você pode aproveitar a iluminação natural: fique de frente para uma janela, por exemplo, e não de costas para ela. Entre na reunião com seu microfone desligado e quando for falar observe que não haja ruídos desnecessários que atrapalhem os demais e tirem a atenção da sua fala.

 

  • Use adequadamente o tempo e a palavra:

 

Quem tem dificuldade em emitir a sua opinião e prefere deixar que os outros falem no seu lugar pode se tornar invisível ao longo do tempo. Você precisa ter cuidado com o time da fala on-line para não interromper quem está falando e para não ser atropelado, sem conseguir concluir uma ideia. Para isso, ouça com atenção e fale com segurança e clareza, sem se impor, mas fale sempre no momento certo.

  •  Fale com assertividade:

Um grande problema na comunicação é não conseguir organizar os pensamentos de forma clara, e não saber dar o sequenciamento de ideias com começo, meio e fim, ou seja, não ser assertivo. A falta de assertividade faz com que um assunto seja exposto de modo confuso e sem direção. Em uma reunião on-line é inadmissível falar sem se preocupar com o tempo. Para ser assertivo, procure abordar um tema sem dar voltas e concentre-se na construção da sequência ideal para ser compreendido(a) com facilidade.

Aceitar as mudanças e vencer os desafios traz o sentimento de poder progredir sempre. Nesse sentido, melhorar a comunicação é ter o compromisso de se representar bem, em todas as situações.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
17.05.2025 - 02:58:42
Uso de dados e cookies: