Uma das mudanças mais marcantes na rotina profissional durante o período de isolamento foi a necessidade de se comunicar em frente a uma tela de celular ou de computador com muito mais frequência. Transmitir informações com agilidade, clareza e objetividade colocou em evidência quem não estava preparado.
As longas reuniões presenciais sem hora para acabar deram lugar à pontualidade das plataformas com hora exata de início e término, e com isso, saber organizar um assunto e apresentá-lo com assertividade passou a ser um grande diferencial de quem está atento ao momento.
O home office mostrou que muitos profissionais têm sérios problemas para se fazerem entender e, sem dúvida, colocam em risco as suas entregas e resultados.
Segundo um levantamento global do Linkedin, divulgado no dia 17 de agosto de 2020, a comunicação é a primeira da lista das 10 habilidades mais valorizadas no momento.
As reuniões on-line representam um desafio para todos, e é preciso dar atenção ao momento certo de falar e de ouvir. Para facilitar e para que a comunicação seja a melhor possível, observe alguns aspectos:
- Prepare-se para participar:
Organize o assunto: a melhor maneira de participar ativamente de uma reunião é dominar o assunto que será tratado. Por isso, saiba exatamente a pauta a ser discutida e qual a sua contribuição. Faça tópicos com os assuntos que você pretende abordar.
- Prepare o local:
Ele também comunica. Procure um ambiente silencioso e neutro, sem informações desnecessárias que possam desviar a atenção de quem estiver do outro lado da tela. Posicione-se em um local com boa iluminação para que seja possível ver bem o seu rosto. Durante o dia, você pode aproveitar a iluminação natural: fique de frente para uma janela, por exemplo, e não de costas para ela. Entre na reunião com seu microfone desligado e quando for falar observe que não haja ruídos desnecessários que atrapalhem os demais e tirem a atenção da sua fala.
- Use adequadamente o tempo e a palavra:
Quem tem dificuldade em emitir a sua opinião e prefere deixar que os outros falem no seu lugar pode se tornar invisível ao longo do tempo. Você precisa ter cuidado com o time da fala on-line para não interromper quem está falando e para não ser atropelado, sem conseguir concluir uma ideia. Para isso, ouça com atenção e fale com segurança e clareza, sem se impor, mas fale sempre no momento certo.
- Fale com assertividade:
Um grande problema na comunicação é não conseguir organizar os pensamentos de forma clara, e não saber dar o sequenciamento de ideias com começo, meio e fim, ou seja, não ser assertivo. A falta de assertividade faz com que um assunto seja exposto de modo confuso e sem direção. Em uma reunião on-line é inadmissível falar sem se preocupar com o tempo. Para ser assertivo, procure abordar um tema sem dar voltas e concentre-se na construção da sequência ideal para ser compreendido(a) com facilidade.
Aceitar as mudanças e vencer os desafios traz o sentimento de poder progredir sempre. Nesse sentido, melhorar a comunicação é ter o compromisso de se representar bem, em todas as situações.
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