Você já esteve diante de uma plateia e sentiu vontade de sair correndo dali para não ter que falar?
O sentimento era de medo de errar ou do julgamento das pessoas?
Por mais difícil que possa parecer, superar o medo e o nervosismo na hora de falar em público depende apenas de um fator: dar o primeiro passo. Isso envolve aceitar os desafios que surgirem na sua frente. Pode ser um ato de coragem para muitos, mas tudo começa a mudar a partir desse “sim”.
Talvez você precise se posicionar em uma reunião importante, fazer a apresentação de um projeto ou de uma atividade, participar de uma entrevista, ou ainda, gravar um vídeo. Se houver dificuldade de encarar algum desses desafios, é comum ter vontade de nem tentar, ou de desistir por medo de não conseguir dar conta. E vários argumentos surgem na mente para tentar comprovar isso: “já pensou se me der um branco?”, ou “todos me olhando, e se eu erro o português e passo vergonha?”
Embora o desejo de dominar a comunicação esteja no coração de todos, é muito comum acreditar que não seja possível superar as dificuldades com a comunicação. Eu ouço com frequência: “Ah, Cida, eu queria tanto falar bem. É o meu sonho”, ou ainda “quem me dera falar bem e ver que todos estão prestando atenção”. E isso é possível, independente do grau do problema. Todas as pessoas podem falar muito bem, em todas as situações. Existe um trabalho muito bem estruturado para quem deseja melhorar a comunicação e ele começa com uma boa preparação. Não tem como ter segurança sem dominar o conteúdo e a forma de apresentá-lo!
Além de dominar o assunto é preciso exercitar a organização dele. Refletir sobre o que é mais importante abordar a respeito dele, qual a sequência adequada, os exemplos que podem enriquecer e facilitar a compreensão. Nada melhor do que expor o pensamento em tópicos no formato de mapa mental para criar na sua mente um roteiro de fácil acesso. Saber por onde começar, alinhar o conteúdo com clareza e fechar com uma boa conclusão
Ninguém precisa sentir a vida limitada por não acreditar ser capaz de transpor essa dificuldade.
Quer se comunicar bem? Dê esse primeiro passo. E depois, continue em frente! Passo por passo, a comunicação pode transformar a sua vida.
* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.
Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.
Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.