Ninguém Presta Atenção Quando Você Fala?

Um dos sentimentos mais negativos em uma conversa é sentir que ninguém está prestando atenção no assunto. Há alguns dias recebi a seguinte mensagem nas redes sociais:

“Cida, percebo que ninguém se interessa muito pelo o que eu falo e além de sempre me cortarem, começam uma outra conversa e a minha fica sem um ponto final.

Como conseguir manter a atenção das pessoas enquanto falo?

O que posso fazer para melhorar?”

Este é um problema para muita gente. Saber conversar é uma importante forma de manter bons relacionamentos e uma convivência saudável, seja na vida pessoal ou na atividade profissional. Infelizmente, alguns cuidados passam despercebidos na hora de falar e de ouvir e acabam produzindo muitos problemas desnecessários.

É comum considerar culpado quem não ouve com atenção. De fato, pode até ser, mas nem sempre. Geralmente a culpa está nos dois lados: quem fala e quem ouve.

Por isso, devemos procurar falar bem sempre e ouvir com interesse. Rever a forma de se comunicar é essencial em tempos de tantas mudanças.

Há vários pontos que podem ser observados e colocados em prática nas conversas cotidianas, tanto em casa, com amigos ou no trabalho. Se você quer prestar mais atenção na forma como você costuma interagir, leve em consideração os seguintes aspectos:

Evite:

• Tratar assuntos na hora errada e no ambiente errado.

• Acrescentar muitos detalhes que não fazem diferença para o ouvinte compreender a sua mensagem.

• Falar demais sem perceber se a outra pessoa tem tempo para ouvir.

• Ser sempre o centro da conversa.

• Não deixar ninguém falar.

Além disso, durante as conversas, exercite:

 

• Olhar nos olhos enquanto você fala e enquanto você ouve. Isso é um ponto forte de conexão, que gera muita confiança.

• Ouvir com atenção e interesse.

• Observar e esperar o momento certo para falar.

• Não se distrair no celular ou com outros pensamentos, manter o foco da conversa.

• Não interromper a fala da outra pessoa e não falar ao mesmo tempo.

• Falar com volume adequado e tom de voz agradável.

A atitude correta na comunicação deve ser uma busca constante, que traz harmonia nos relacionamentos. Como sempre eu digo: fale bem, viva melhor. Assim, certamente você fará as pessoas ao seu redor mais felizes.

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

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