O exercício diário para se comunicar bem

comunicar bem
(Foto: Pixabay)

Você sente que a sua comunicação poderia ser melhor? Quando precisa expor seu conhecimento para um grupo grande ou pequeno, mesmo que você saiba o conteúdo, o nervosismo impede que a sua mensagem seja transmita com clareza?

Não se conforme com isso, porque há muitas consequências, mesmo que passem despercebidas por você. É possível exercitar a boa comunicação em todas as situações de fala do seu dia. Uma boa forma de começar a melhorar é observar se você:

  • concentra-se enquanto fala, ou enche as frases com ééééés?
  • fala na velocidade adequada ao assunto ou atropela as palavras, dificultando a compreensão?
  • usa bem o tempo ou fala de modo prolixo para transmitir uma simples mensagem?

Pequenos pontos de atenção podem melhorar muito a sua comunicação e impactar positivamente nos seus resultados profissionais.

Além de observar o seu jeito de falar, exercite também os 3 Cs nas suas conversas diárias:

  • Concisão: evite abrir parênteses e encher e sua fala com detalhes desnecessários. Hoje o tempo de atenção do ouvinte é muito precioso. Valorize-o.
  • Contato visual: olhe nos olhos enquanto você fala e enquanto você ouve. O olhar conecta, aproxima e demonstra o interesse no assunto.
  • Clareza: fale com desenvoltura e pronuncie bem as palavras. É muito mais fácil se concentrar e ouvir quem fala bem.

Saber se expressar é a liberdade de ter segurança de apresentar as suas ideias e de mostrar a sua competência, naturalmente.

Comunicação é tudo!

Desejo que ela seja sempre a sua grande aliada!

Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui