É muito bom ouvir quem fala bem, não é mesmo?
Uma voz clara e confiante transmite segurança e sempre chama a atenção.
Usá-la voz corretamente traz credibilidade à mensagem. As palavras ganham sentido quando são faladas com intenção, que se expressa por mudanças na modulação da voz, como falar mais forte ou mais fraco, mais agudo (fino) ou grave (grosso), etc.
Veja o exemplo abaixo. É uma análise acústica, uma espécie de “foto” da voz. Em qual dos exemplos você considera que a voz foi melhor utilizada?
A análise acústica é utilizada há muitos anos na clínica fonoaudióloga para obtenção de dados objetivos da voz. Nós, fonoaudiólogos, identificamos parâmetros importantes como frequência, intensidade, proporção de harmônicos e ruídos, dentre outros.
O exemplo acima representa duas formas diferentes de falar a mesma coisa: “Oi, tudo bem?”. A primeira versão foi falada com entusiasmo e a segunda, totalmente sem ânimo. Imagino que você tenha escolhido a primeira imagem, pois não é necessário entender de fonoaudiologia e acústica para perceber qual frase teve mais modulação na voz. De forma visual fica ainda mais fácil compreender que um jeito inexpressivo de falar impacta fortemente nos relacionamentos e nas atividades que dependem da comunicação.
Quando compreendemos isso, damos mais atenção à comunicação e assumimos a responsabilidade de nos posicionarmos adequadamente às situações.
Quer saber como a sua voz apareceria em uma “foto”? Reflita sobre as características que determinam o seu modo de falar:
Utilizando-se de uma escala de diferencial semântico, assinale abaixo as características que você percebe na sua voz, marcando um x entre 1 e 5.
1 2 3 4 5
Alegre ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Triste
Segura ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Insegura
Agressiva ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Calma
Confiante ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Tímida
Confiável ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Não Confiável
Agradável ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Desagradável
Madura ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Imatura
Extrovertida ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) Introvertida
Observe suas respostas e faça sua autoanálise. Em que lado da balança você está? Quais os pontos você considera mais positivos na sua voz? Mantenha sua atenção neles. É aí que estão suas fortalezas da comunicação!
* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.
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