Ano Santo Compostelano (ou Jacobeo) é aquele em que o 25 de julho, festividade do martírio do apóstolo Tiago, nosso querido Santiago, coincide com um domingo.
Interessante observar que esse fato ocorre a cada 6,5,6 e 11 anos. 2021 foi Ano Santo Jacobeo e, devido a pandemia, foi estendido para 2022!!
Durante o Ano Santo, a Igreja Católica pode conceder a Indulgência Plenária, ou seja, o perdão de todos os pecados. Mas para isso precisa-se cumprir certo quesitos que eu já já vou contar, mas antes… um pouco de história, é claro!
Criação do Ano Santo
Em 1122, o papa Callistus II, o mesmo que encomendou o Codex Calixtinus – Conjunto de 5 livros sendo um deles o “primeiro Guia do Caminho de Santiago”, concedeu à Diocese de Santiago de Compostela o privilégio de conceder Indulgência Plenária a todos os que visitam o Sepulcro do Apóstolo Santiago todos os anos que o Dia de Santiago coincidisse com o domingo. Isto é afirmado na bula “Regis Aeterni”, promulgada pelo Papa Alexandro III em 1179.
Durante os Anos Santos, desde a Idade Média, o fluxo de peregrinos aumenta e a Porta Santa se abre ao longo do ano como um símbolo de perdão e indulgências.
Inauguração do Ano Santo
O Ano Santo ou Ano Jacobeu é inaugurado com a cerimônia de abertura da Porta Santa na tarde do dia 31 de dezembro do ano anterior, um ritual no qual o arcebispo de Santiago golpeia com um martelo de prata três vezes o muro exterior – símbolo da dureza do Caminho, que tapa esta entrada posterior da Catedral situada na Praça da Quintana. Em seguida é derrubado o muro. Só então a comitiva religiosa pede ao apóstolo Santiago permissão para entrar.
Este acesso, tradicionalmente utilizado pelos peregrinos para entrarem na Catedral, permanece aberto durante os seguintes 12 meses, quando volta a ser fechado no último dia do ano.
Atuais requisitos para Indulgência Plenária
A Indulgencia Plenária no Ano Santo e a peregrinação a pé ou em bicicleta não estão ligadas. Então se você chegou a Compostela e obteve sua Compostela, o certificado de que você cumpriu o Caminho de Santiago, não quer dizer que recebeu a Indulgência Plenária!
Depois das modificações nas condições medievais para conceder a Indulgência Plenária, estes são os atuais requisitos necessários para lograr o perdão dos pecados no ano jacobeu:
– Não é necessário ter chegado a caminhar até à catedral de Santiago nem completar um determinado número de quilômetros ao longo do Caminho. Simplesmente precisa-se visitar o templo qualquer dia do Ano Santo.
– Recomenda-se entrar pela Porta Santa e assistir à missa do peregrino, que é celebrada todos os dias às 12h00 na Catedral, embora estes dois requisitos não sejam obrigatórios.
– Fazer uma oração pelas intenções do Papa.
– É necessário confessar-se e comungar, seja no mesmo dia em que se entra no templo compostelano ou nos quinze dias anteriores ou posteriores, em qualquer outro lugar.
– A Indulgência Plenária pode ser alcançada uma vez por dia e pode aplicar-se para si mesmo ou para os fiéis já falecidos.
Indulgência plenária também em Vilafranca do Bierzo
Além disso, desde o século XVII, em Vilafranca do Bierzo localizada a 180 km de Santiago, os peregrinos que estivessem doentes ou que tivessem sofrido um acidente grave durante a sua peregrinação, podiam obter a Indulgência Plenária na própria igreja berciana de Santiago. Você pode visitá-la ainda hoje, ela fica ao lado do Albergue Privado do Jesus Jato.
Para isso, os peregrinos deveriam atravessar a Porta do Perdão desta igreja, que apenas era aberta durante os anos santos, ter percorrido mais de 100 quilómetros e acreditar sua impossibilidade de continuar caminho até Santiago de Compostela. E ainda, para obter a indulgência plenária mediante esta via deveria escutar missa e confessar-se.
Não eram poucos os casos de peregrinos que padeciam ao longo do Caminho de Santiago na Idade Média. Tanto que ao lado de várias igrejas ao longo do Caminho pode-se observar cemitérios de peregrinos. Junto à Igreja de Vilafranca do Bierzo existe um.
Ano Santo de 2021-22
O Governo da Galícia, a Oficina do Peregrino e toda a Diocese de Santiago de Compostela estão se preparando para o próximo Ano Santo.
O logotipo e o slogan do Ano Santo de Compostela em 2021-22 foi baseado no Pórtico da Glória.
O lema do Ano Santo é “Saia da sua terra”, refere-se a “deixar a bolha que nos isola do resto do mundo e nos torna auto-referenciais; da zona de conforto, egoísmo e inércia; das falsas garantias que nosso pequeno mundo nos fornece, onde não há espaço para mais vozes que as nossas e onde o risco de qualquer mudança é conjurado com o pretexto de preservar a verdade”, segundo o Arcebispo de Santiago de Compostela Dom Julián Barrio.
É difícil prever quantos peregrinos farão o Caminho de Santiago no Ano Santo de 2021-22, pois temos duas variáveis excepcionais: a demanda reprimida de 2020 pelo Covid-19 e a possível crise econômica causada pelo mesmo vírus.
Comemoração do dia de Santiago
O Dia de Santiago é sempre muito comemorado, seja ele caindo no domingo ou qualquer outro dia da semana. Santiago é Padroeiro da Espanha e é especialmente amado na Galícia e na cidade de Santiago de Compostela.
Durante 15 dias inteiros, no mês de julho, o festival que se realiza em sua honra envolve fogos de artifício e festa, em Santiago.
O festival de Santiago Apóstolo é um dos festivais mais populares e animados de Espanha e os dias 24 e 25 de julho de 2019 são os grandes dias de festa. Na noite do dia 24, podemos assistir a uma impressionante exibição de fogos de artifício em Santiago, enquanto que no dia 25 de julho, o dia oficial de Santiago, se celebra uma missa solene na catedral.
Embora o dia 25 de julho de 2021 seja o dia mais importante das celebrações de Santiago em Santiago de Compostela, as festividades começam dez dias antes com um programa repleto de espetáculos de teatro, concertos musicais, exposições e espetáculos de rua. Por toda a cidade, encontramos mini-desfiles e verbenas (festas de rua) com música ao vivo, todos os dias, durante estas duas semanas.
Em 2022 ainda teremos todas essas festividades e indulgência, mas hoje o que importa é a energia pulsante que vive o Caminho de Santiago. E aí se animou ou se assustou em fazer o Caminho de Santiago no Ano Santo?
* Ana Wanke é curitibana, engenheira e trabalhou por 20 anos no setor elétrico com projeto de Usinas Hidrelétricas. Em 2012 resolveu realizar um projeto que já vinha elaborando há muito tempo: dar oportunidade a mais pessoas de conectarem-se com a natureza, de maneira mais intensa e em roteiros personalizados. Trocou a carreira de engenheira pela carreira de guia e fundou a empresa Ana Wanke Turismo e Aventura. Especializou-se em caminhadas e no Caminho de Santiago, pelo qual recebeu a honraria de Dama da Ordem do Camino de Santiago em setembro de 2019.
Leia mais colunas de Ana Wanke clicando aqui.
Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.