Projeto de um modelo geoespacial aplicado ao gerenciamento de saúde

Clique aqui para baixar o arquivo completo – 

Objetivo:

Identificar geograficamente os beneficiários categorizados como propensos ao Diabetes Mellitus Tipo 2, usando o reconhecimento de padrões em um banco de dados de um operador de plano de saúde, por meio da mineração de dados.

Método:

Os seguintes passos foram desenvolvidos: o passo inicial, o levantamento de informações. Desenvolvimento, construção do processo de extração, transformação e carregamento do banco de dados. Implantação, apresentação das informações geográficas por meio de uma ferramenta de georreferenciamento.

Resultados:

Como resultado, é apresentado o mapeamento do Paraná de acordo com sua rede de atenção à saúde e a concentração de Diabetes Mellitus Tipo 2, possibilitando a identificação de relações de causa e efeito.

Conclusão:

Conclui-se que a análise das informações georreferenciadas, vinculadas às informações de saúde obtidas pela técnica de mineração de dados, pode ser uma excelente ferramenta para o gerenciamento de saúde de um operador de plano de saúde, contribuindo para o processo de tomada de decisão em Saúde.

Autores: Marcelo Rosano Dallagassa; Franciele Iachecen; Deborah Ribeiro Carvalho; Sergio Ossamu Ioshii