Este é um processo estratégico para a Federação e suas Singulares, que permite uma melhor compreensão dos processos que envolvem o atendimento ao paciente, a melhora na comunicação e relacionamento com os prestadores hospitalares, melhor relação de custos e despesas, tornando-a mais viável economicamente. O objetivo deste estudo é apresentar a estruturação do programa e os resultados alcançados nos prestadores hospitalares.
A metodologia utilizada para a estruturação do processo de avaliação, foi através do levantamento de boas práticas na saúde, legislações e acreditações, no âmbito nacional e internacional, com a elaboração de um formulário de avaliação com 876 requisitos, organizado em 14 dimensões.
De acordo com as evidências aos requisitos observados durante as avaliações, os hospitais receberão uma nota composta por uma escala alfanumérica, relacionada ao nível de qualidade, segurança e conforto. O programa tem duração de 36 meses em cada hospital, divido em 3 grandes etapas, sendo: 1. Diagnóstico e Melhoria, 2. Qualificação e 3. Manutenção da Qualificação.
Os prestadores participantes passam por acompanhamento de analistas especialistas em Gestão da Qualidade da Federação do PR, com a realização de treinamentos no formato de palestras, workshop, minicursos para a implantação de boas práticas de acordo com a necessidade individuais de cada instituição.