Você já participou de uma reunião em que um participante deveria apresentar um tema do seu interesse, mas falou de modo tão confuso que você saiu sem entender nada e sem saber como avançar em relação ao que foi dito?
Um dos principais fatores que dificulta a comunicação no ambiente organizacional é a falta de clareza na hora de compartilhar informações.
Embora falar seja uma atividade aprendida nos primeiros anos de vida, nem todos falam bem. Nem sempre o pensamento que está claro na mente recebe a mesma clareza por meio das palavras.
Um profissional que fala de forma confusa geralmente não percebe que os outros têm dificuldade para compreendê-lo. Corre o risco de só começar a perceber quando suas ideias e projetos demoram para serem aceitos, ou ainda, quando seus colegas crescem e passam a ocupar cargos que também poderiam ser seus.
Dominar a comunicação em todos os níveis passou a ser indiscutivelmente uma necessidade para todos. Embora muitos ainda acreditem que falar bem seja um dom, a boa notícia é que esse “dom” na realidade é fruto do desenvolvimento de bons hábitos e treinamento contínuo.
Se você deseja aprimorar a sua comunicação para ser compreendido com facilidade, leve em consideração 3 passos:
– Passo 1:
Antes de apresentar uma ideia certifique-se que ela está bem clara para você. Para isso, construa uma frase simples: “O que eu quero dizer é que…..”. Conclua a frase usando ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + complemento. Por exemplo: “O que eu quero dizer é que…O projeto será entregue na próxima semana”.
Muita gente torna a fala confusa por começar explicando algo que ainda não foi dito. Quando você domina o assunto, pode parecer óbvio fazer essa pergunta, mas ao fazê-la você simplifica a sua fala e a torna mais acessível a quem vai lhe ouvir.
– Passo 2:
Seja conciso: estruture seu pensamento com começo, meio, e fim para se assegurar que os seus ouvintes irão acompanhar o seu raciocínio. O ideal é organizar a fala em três tópicos principais para não perder a sequência de ideias na hora que estiver falando.
Pergunte-se: “O que eles sabem e o que precisam saber a respeito do que vou falar?” Evite abrir parênteses desnecessários que desviem a atenção do ponto principal.
Passo 3:
Seja claro, use linguagem concreta e evite abstrações. Quem ouve também precisa ver o que está sendo visto na mente de quem fala. Quanto mais concreta for a sua mensagem, mais facilmente será compreendida. É preciso muito cuidado para não tornar uma mensagem abstrata, burocrática e pouco acessível. Mantenha sempre a atenção à essência da informação que você quer transmitir.
A concisão e a clareza facilitam a compreensão e evitam a perda de tempo e o retrabalho de uma atividade incompleta devido a uma mensagem não assimilada.
A comunicação pode impactar positivamente no desenvolvimento de uma carreira. Falar bem representa um grande desafio a ser vencido por quem deseja ser bem-sucedido em tudo o que faz.
Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.
Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.