No Dia do Enfermeiro e primeiro dia da Semana de Enfermagem, 12 de maio, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), em parceria com a ABEn-PR e Sindesc, levou o grupo Choro e Seresta para uma apresentação musical no jardim do Hospital do Trabalhador, em Curitiba. A unidade foi a primeira receber o projeto por ser referência para o enfrentamento à Covid-19 no Paraná.
A apresentação começou às 18h30, horário da troca de plantão das equipes de enfermagem. Na quarta-feira, dia 13, as apresentações ocorreram no período da manhã na Unidade de Saúde Mãe Curitibana e no Centro Médico Bairro Novo, ambas na capital. Durante a tarde, os funcionários da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná foram os contemplados pela música instrumental.
“Este é apenas um gesto de carinho, um acalento para as jornadas pesadas que meus colegas estão vivendo neste momento. É também uma homenagem pelo serviço prestado por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem a toda sociedade. Está na hora de sermos reconhecidos não só pelo nosso trabalho frente à pandemia, não só pela Semana da Enfermagem, mas por todo o nosso histórico de cuidado com o próximo”, destacou a presidente do Coren/PR, enfermeira Simone Peruzzo.
Leia também – Números do novo coronavírus no Brasil e no Paraná
Para a presidente do Sindesc, Isabel Cristina Gonçalves, essa é uma forma de levar afeto e energia positiva aos profissionais de saúde para seguir a luta, principalmente aqueles que estão à frente da assistência aos pacientes de Covid-19.
O Coordenador de Enfermagem do Centro Médico Bairro Novo, enfermeiro Francisco Koller, gostou da ideia. “Fui surpreendido, todos fomos, na verdade. É um acolhimento, uma ação de humanização para um período com tantas mudanças que estamos tendo que enfrentar. É muito bom sentir o nosso conselho profissional mais próximo e isso tem acontecido nos últimos tempos”, disse.
As técnicas de enfermagem Adriana Carzino e Roseli de Souza também aproveitaram a apresentação. “Foi muito gostoso ter uma pausa dedicada a nós da Enfermagem no meio do dia a dia corrido e pesado que estamos vivendo ultimamente”, comentou Roseli. Adriana também complementou: “Ah, com certeza vai dar pra terminar o dia de hoje mais leve!”.
Programação
As apresentações continuam no decorrer da semana. Confira a programação completa:
MAIO
Dia 15 | 10h: Hospital Marcelino Champagnat/Hospital Cajuru, em Curitiba
13h15: Hospital das Nações, em Curitiba
15h30: Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo
Dia 18 | 10h: Unidade de Saúde Bairro Novo, em Curitiba
18h30: Hospital do Rocio, em Campo Largo
Dia 19 | 12h30: Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), em Curitiba