
Nesta sexta-feira (16/01), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) divulgou o resultado da seleção de bolsas para o ATS Resident Boot Camp 2026. Ao todo, 26 candidatos concorreram à vaga única oferecida pela Sociedade neste ciclo.
A candidata selecionada é Sarah de Oliveira Figueiredo, médica residente em Pneumologia no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (UFS), contemplada com a bolsa da SBPT para participação no ATS Resident Boot Camp 2026, curso intensivo promovido pela American Thoracic Society (ATS).
Mineira, natural de Boa Esperança (MG), Sarah atualmente reside em Aracaju (SE), onde atua como médica de carreira do Exército Brasileiro. “Sou médica militar e vim transferida para cá. Aproveitei a oportunidade para fazer minha residência e fui grandemente surpreendida com um excelente serviço de Pneumologia”, relatou.
Sua trajetória profissional reúne formação clínica, atuação institucional e dedicação acadêmica, com destaque para o compromisso contínuo com a qualificação na Pneumologia. “Acho que essa parte da disciplina e resiliência moldadas pelo ambiente militar me ajudaram desde o princípio a me dedicar bastante em tudo o que me proponho a fazer, inclusive conquistar essa vaga”, explicou.
O ATS Resident Boot Camp 2026 será realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Orlando, na Flórida, com foco em treinamento prático de alta complexidade e integração entre teoria e prática. A bolsista também participará do Congresso ATS 2026, de 17 a 20 de maio.
A SBPT custeará passagens aéreas em classe econômica e hospedagem, garantindo condições adequadas para a participação no curso. Como contrapartida, a bolsista colaborará com ações educacionais e projetos da Sociedade até maio de 2027.
Ao comentar sua decisão de concorrer à vaga, Sarah ressaltou o interesse em ampliar sua…











