AMIB participa do 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias – Amib


A cidade de Santa Maria (RS) recebeu, nos dias 2 e 3 de setembro, o 1º Congresso Internacional de Vítimas de Queimaduras em Tragédias, um evento inédito que reuniu sobreviventes, familiares, profissionais de saúde e especialistas do Brasil, Paraguai e Argentina. A iniciativa buscou fortalecer a troca de experiências, compartilhar aprendizados e discutir avanços necessários no cuidado às vítimas de queimaduras.

Representando a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o Dr. Cristiano Franke, futuro presidente da entidade, participou como palestrante e destacou a relevância da mobilização multidisciplinar em situações de catástrofe.

“O evento foi marcante para evidenciar alguns pontos fortes e muitos pontos fracos e gargalos do nosso atendimento às vítimas de catástrofes e vítimas de tragédias, especificamente de queimados graves. As catástrofes exigem um atendimento multidisciplinar envolvendo, além dos profissionais de saúde, vários outros segmentos da sociedade. Essa integração é extremamente importante para termos um melhor resultado e tentarmos evitar o máximo possível as perdas de vidas”, afirmou o Dr. Cristiano.

O evento contou com depoimentos emocionantes de lideranças ligadas às vítimas. Para Flávio José da Silva, presidente da Associação das Vítimas da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), a oportunidade foi única:

“Está sendo uma experiência incrível e muito rica. Uma troca entre pessoas que sobreviveram a todos os tipos de tragédias com fogo e estão compartilhando umas com as outras, em diferentes estados do nosso Brasil e também com vítimas do Paraguai e da Argentina. Sem falar na questão da troca de conhecimento dos médicos e entre especialistas que tratam essas pessoas vítimas de queimadura. Quem vai colher esses bons resultados será a população, tanto do estado do Rio Grande do Sul como do restante do país”.

Na mesma linha, Kelly Daniele de…



Leia Mais >