
A tecnologia está transformando a saúde em um ritmo acelerado, e os hospitais do futuro serão irreconhecíveis em comparação com os atuais. A cada dia surgem mais e mais inovações que vão revolucionar a medicina.
Ricardo Vanicelli, CEO da IN2LIFE — joint venture entre a IT Lean e a Alma Sírio-Libanês — e mentor de Inovação em Saúde na Associação Brasileira de Startups de Saúde e HealthTechs (ABSS), explica que a Inteligência Artificial (IA) já está sendo incorporada em vários aspectos da medicina, desde o diagnóstico até o tratamento, e está melhorando a eficiência, a precisão e a personalização dos cuidados de saúde.
“Ferramentas de IA estão sendo treinadas para analisar grandes quantidades de dados médicos, como exames de imagem, para identificar sinais de doenças que podem passar despercebidos por olhos humanos. Além disso, a IA está sendo usada para prever quais pacientes têm maior risco de desenvolver certas condições, permitindo intervenções precoces”, conta Vanicelli.

Alma Sírio-Libanês, e mentor de Inovação em Saúde na Associação
Brasileira de Startups de Saúde e HealthTechs (ABSS)
Ele observa que os avanços em medicina personalizada permitirão que os tratamentos sejam adaptados às necessidades específicas. Com a ajuda de IA e análises de dados genômicos, os médicos serão capazes de oferecer terapias altamente personalizadas que maximizam a eficácia e minimizam os efeitos colaterais.
Já na gestão hospitalar, sistemas de IA otimizam a gestão de recursos, como atendimento, leitos hospitalares e equipamentos. A automação de tarefas administrativas libera tempo dos profissionais de saúde para que se concentrem mais no cuidado direto ao paciente.
A experiência do paciente
Vanicelli ressalta que podemos esperar uma transformação radical impulsionada por inovações tecnológicas contínuas. Daqui a alguns anos, os hospitais serão…