SBPT atuante na retomada do debate sobre cigarros eletrônicos na Câmara dos Deputados – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia


Na tarde de ontem (06/05), a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o impacto do uso de cigarros eletrônicos entre os jovens.

Promovido pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família (CPASF), a pedido do deputado Allan Garcês (PP/MA), o encontro reuniu especialistas da área da saúde, representantes do governo e parlamentares preocupados com o avanço do uso desses dispositivos entre adolescentes e jovens adultos no Brasil.

Logo na abertura, o deputado Allan Garcês chamou atenção para os dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (IBGE/2019), que apontam um cenário alarmante: 22,6% dos estudantes de 13 a 17 anos já experimentaram cigarro, e 16,8% relataram ter usado cigarro eletrônico pelo menos uma vez. “É nítido que os jovens estão consumindo mais esses equipamentos danosos à saúde, razão pela qual estamos reunidos aqui para entendermos como combater esse mal”, enfatizou o parlamentar.

A audiência contou com exposições de diversos especialistas: Dr. Ricardo Meirelles, presidente da Comissão de Combate ao Tabagismo da Associação Médica Brasileira; Dra. Jaqueline Ribeiro Scholz, diretora do Programa de Tratamento ao Tabagismo do InCor/USP; Dr. Alcindo Cerci Neto, conselheiro federal pelo Paraná no CFM; Dra. Maria Enedina Claudino Aquino Scuarcialupi, coordenadora da Comissão Científica de Tabagismo da SBPT; Mariana Pinho, da ACT Promoção da Saúde; e Felipe Lacerda Mendes, do Ministério da Saúde.

Durante as falas, os participantes foram unânimes em expressar preocupação com projetos de lei em tramitação no Congresso que propõem a liberação desses produtos.

Felipe Mendes, representante da Conicq, destacou a decisão da Anvisa, que, em 2023, reafirmou a proibição da comercialização de…



Leia Mais >