“É uma alegria muito grande estar voltando à minha casa, participar de mais uma reunião com a Diretoria da Associação Paulista de Medicina e rever amigos”, com estas palavras, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Eleuses Paiva, iniciou a sua participação na Reunião de Diretoria da APM realizada na última sexta-feira, 25 de abril.
Paiva destacou que, por meio de uma reunião realizada recentemente com o presidente da APM, Antonio José Gonçalves, foi possível enxergar a possibilidade de uma parceria entre o Instituto de Ensino Superior da entidade (IESAPM) com alguns parceiros da Secretaria, propiciando, assim, atividades que elevem o nível da qualidade da assistência médica no estado. Segundo o secretário, isso será bom para a Associação, mas principalmente para os médicos, que melhorarão a qualidade da formação e da qualificação.
“Gostaria muito de agradecer o apoio que eu tenho recebido das entidades médicas aqui do estado de São Paulo. Eu tenho tentado fazer uma interlocução, sempre que posso, principalmente com a área associativa, com as nossas sociedades de especialidades e com o Conselho Regional de Medicina, porque os desafios são gigantes. Eu acho que neste momento a gente tem que ter a humildade de ouvir, até para ter sugestões e tentar errar o mínimo possível”, salientou.
Saúde em São Paulo
Apesar da Saúde no estado ainda ser um grande desafio, já foram obtidos avanços notáveis. Conforme descreve Eleuses Paiva, inicialmente a Secretaria pautou a importância da regionalização da Saúde, uma vez que as diversas regiões do estado são completamente heterogêneas – isto é, ao passo que existem regiões de carência extrema, também há aquelas que são extremamente ricas e ambas não conversam entre…