ONG implementa solução tecnológica na saúde do Recife que aumenta as chances de acesso a consultas de hipertensão e amplia visitas domiciliares

hipertensão
(Foto: Freepik)

A ImpulsoGov, organização suprapartidária e sem fins lucrativos que apoia profissionais do SUS por meio do uso de dados e tecnologia, implementou um projeto para aprimorar a eficiência da Atenção Primária à Saúde (APS) no Recife. A iniciativa, que consiste em uma ferramenta tecnológica que auxilia na correção dos erros nos cadastros, integrando informações e otimizando o trabalho das equipes de saúde, visa melhorar os serviços oferecidos aos mais de 1,6 milhão de habitantes da cidade e ficará, permanentemente, com o município para auxiliar na rede de saúde pública. O projeto já trouxe grandes resultados para a população, dobrando as chances de um cidadão conseguir fazer uma consulta de hipertensão e quadruplicando a chance de receber uma visita domiciliar, por exemplo.

Leia também – Com IA, São Luiz Itaim avança no tratamento de Parkinson

Em abril de 2023, a Secretaria de Saúde do Recife procurou a ImpulsoGov para apoio na melhoria de seus indicadores de saúde, com foco na Atenção Primária. A equipe da ImpulsoGov identificou que um importante problema estava na inconsistência dos cadastros individuais dos usuários no SUS, que na APS servem como uma identificação de que a pessoa está vinculada e sendo acompanhada na unidade de saúde. Esses cadastros possuíam erros envolvendo famílias, endereços, entre outros – devido a diversos fatores, entre eles as trocas de sistemas de informação ao longo dos anos. Isso dificultava a identificação correta dos usuários e limitavam o acesso a serviços essenciais.

Para enfrentar esses desafios, a ImpulsoGov reuniu uma equipe de especialistas que, inicialmente, realizou uma análise aprofundada das necessidades e montou uma estratégia de ação. Em agosto de 2023, iniciou-se a primeira fase de campo no Recife, envolvendo diretamente as equipes de saúde do município. O projeto começou em dois distritos sanitários da cidade, nos quais 57 equipes de Atenção Primária, atendendo cerca de 300 mil pessoas, foram selecionadas para receber a capacitação e a solução tecnológica desenvolvida pela ImpulsoGov.

Com base nos dados obtidos durante a fase inicial, a equipe desenvolveu uma ferramenta específica para auxiliar na correção das inconsistências de cadastro, facilitando o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde e gestores. O protótipo, testado em seis equipes inicialmente, foi ajustado conforme o feedback dos profissionais e colocado em prática. A solução permite que os agentes visualizem os dados dos usuários, com orientações claras para a correção de erros cadastrais, o que reduz o tempo e aumenta a precisão do atendimento.

Em janeiro de 2024, a ImpulsoGov realizou a primeira capacitação presencial de agentes comunitários de saúde, treinando 220 profissionais em Recife. O impacto do projeto foi expressivo e já apresenta resultados concretos. Em setembro de 2024, Recife registrou uma redução de 20% nas inconsistências de cadastro nas equipes que utilizaram a solução por pelo menos seis meses. Além disso, houve uma inversão na tendência de aumento de inconsistências, com dados mostrando que equipes mais engajadas chegaram a alcançar reduções de até 94% em seus erros de registro.

A correção de cadastros gerou benefícios diretos para a população atendida nos serviços do SUS do município. “As análises dos resultados demonstram que, uma vez que os cadastros estejam corretos, os usuários têm até quatro vezes mais chances de receber uma visita domiciliar e até o dobro de chances de realizar consultas e aferições de pressão arterial regulares. Esse avanço contribui significativamente para a identificação e o controle de doenças crônicas, como hipertensão, impactando positivamente a saúde da população”, afirma Juliana Ramalho, gerente de saúde pública da ImpulsoGov.

“O cadastro da população é a base para que as informações fluam da melhor forma na Atenção Básica. Com as duplicidades e inconsistências, ficávamos impedidos de visualizar a real situação do município. Com essa parceria de muito sucesso com a ImpulsoGov, teremos belos resultados para o Recife”, diz Juliana Martins, Secretária Executiva do Recife.

Pela primeira vez, a ImpulsoGov desenvolveu uma solução tecnológica e fez a transferência do conhecimento técnico e tecnológico para a gestão municipal, garantindo a autonomia do município. A equipe prestará apoio durante 12 meses, mas o município já possui autonomia e liberdade para fazer alterações na solução.

Apoiadores do projeto

A iniciativa é oferecida sem custos para o município. No final de 2023, a Roche Farma Brasil firmou uma parceria com a ImpulsoGov para impulsionar a saúde digital no Brasil – começando, justamente, com este projeto em Recife (PE). A iniciativa também conta com o apoio de outros apoiadores de pessoas físicas e jurídicas e reflete um compromisso com a digitalização da saúde para ampliar o acesso e melhorar a sustentabilidade dos serviços.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate