
Foi apresentado parecer favorável sobre o projeto de lei nº 2294/2024 para a introdução do Exame de Proficiência em Medicina no Brasil, que será analisado na manhã desta quarta-feira, 9 de abril, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no plenário do Senado Federal, em Brasília. O relator da proposta é o médico e senador Hiran Gonçalves e o PL é de autoria do senador Astronauta Marcos Pontes.
De acordo com o parecer, a principal exigência é aprovar que o Exame Nacional de Proficiência em Medicina passe a vigorar no país como condição para a inscrição de médico no Conselho Regional de Medicina. O objetivo da criação da lei é avaliar as competências profissionais e éticas, conhecimentos teóricos e habilidades clínicas dos médicos egressos das faculdades de medicina, com base em padrões mínimos para o exercício da profissão.
A Associação Médica Brasileira (AMB) vem atuando de forma efetiva e tem dado total apoio para que o exame seja instituído na área médica brasileira e, consequentemente, médicos e médicas entrem no mercado de trabalho capacitados para proporcionar um atendimento de qualidade aos seus pacientes.
Segundo matéria publicada hoje no jornal O Globo, com dados do Conselho Federal de Medicina, 90% dos profissionais da medicina são a favor da criação de uma prova após a conclusão do ensino superior para o exercício da profissão.
Assessoria de Comunicação da AMB