Hospital Moinhos de Vento conta com tecnologia de imagem inovadora para diagnosticar problemas de próstata

moinhos
(Foto: Divulgação)

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), começa a utilizar, nesta semana, um novo equipamento de imagem voltado para o cuidado da próstata. Com custo de aproximadamente R$ 1,5 milhão, a tecnologia ExactVu proporciona ecografia de altíssima definição que  pode ser utilizada para diagnóstico e avaliação de problemas relacionados à próstata no ambulatório e durante procedimentos cirúrgicos. Trata-se de uma parceria entre os Serviços de Urologia e Radiologia do hospital.

Leia também – Operadoras de saúde filiadas à UNIDAS adotam plataforma da Neurotech para combater fraudes

Pioneira no sul do Brasil, a novidade vai tornar o diagnóstico dos problemas da próstata mais preciso e mais ágil, acelerando a tomada de decisão terapêutica, afirma o médico urologista do Hospital Moinhos de Vento, André Berger. “A qualidade da imagem é realmente impressionante. Os detalhes da anatomia da próstata podem ser avaliados de maneira precisa, em tempo real. Ele vai ser usado na radiologia para biópsias de próstata para diagnóstico de câncer, mas também na Clínica do Homem, para avaliação de pacientes com sintomas urinários e acompanhamento de pacientes com câncer em protocolo de vigilância”. Outro uso vai ser no centro cirúrgico, para guiar as cirurgias robóticas da próstata, explica o especialista.

“Nos últimos anos, temos avanços significativos no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Ainda assim, existem limitações na investigação da doença. É nesse contexto que o ExactVu desponta como uma ferramenta promissora. Além disso, é uma alternativa para pacientes que apresentam contraindicações à ressonância magnética e fornece informações complementares que podem aumentar a detecção de tumores”, destaca o coordenador da Ultrassonogafia, Roger Menezes.

Renovação do parque de imagens

Neste ano, o Moinhos também investiu mais de R$ 7 milhões para renovar o parque de exames de imagem. A instituição adquiriu três novos tomógrafos de última geração, que permitem obter imagens com maior qualidade e menor radiação ionizante para o paciente. Os equipamentos atendem três áreas da instituição: ambulatorial, emergência e internação, e beneficiam entre 5 mil e 6 mil pessoas por mês, média de realização do exame na instituição.

Centro do Homem

Para oferecer atendimento completo e para todas as fases da vida, o Hospital Moinhos de Vento conta com o Centro do Homem. No local, são diagnosticadas, examinadas e tratadas diversas patologias e problemas como cânceres, disfunções miccionais, problemas sexuais e de infertilidade, entre outros. O foco é o tratamento e a prevenção de doenças da próstata e o atendimento uro-oncológico, especificamente câncer renal, de próstata e bexiga, além da parte de cálculos renais.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate