O Ministério da Saúde (MS) informou, nesta quarta-feira (29), que existem nove casos considerados suspeitos de coronavírus no Brasil.
São três casos em São Paulo, dois em Santa Catarina, e um nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeirá e Ceará. O ministério ainda considera um caso suspeito no Paraná, mas as secretarias de estado da saúde e municipal de saúde de Curitiba descartaram a presença do novo coronavírus no Paraná nesta quarta.
As autoridades de saúde paranaenses informaram na noite de terça-feira sobre dois casos suspeitos na capital paranaense. Um foi descartado por exames realizados no Paraná, o de um jovem que ficou internado em um hospital privado. Ele estava de passagem por Curitiba quando apresentou os sintomas e relatou ao serviço médico que esteve recentemente na China. O diagnóstico, neste caso, foi de Influenza B após os testes.
Já o caso de uma mulher de 23 anos, moradora de Curitiba, foi descartado pelas condições clínicas. Os exames dela devem ficar prontos nesta quinta-feira (30) e, por isto, ainda não aconteceu uma notificação oficial ao Ministério da Saúde, que ainda considera o caso como suspeito.
Esta jovem retornou da China no dia 5 de janeiro. Ela também apresentou sintomas do coronavírus e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde relatou a viagem. Como medida de precaução, foi internada no Hospital de Clínicas. Clinicamente, o caso também já foi descartado pela Secretaria de Estado da Saúde em razão do período de incubação e manifestação dos sintomas, que passa de 15 dias.
Até o início da noite desta quarta-feira, o ministério foi notificado de 33 suspeitas de casos. Após testes e verificações, 24 pacientes foram descartados para coronavírus. Um caso é tratado como suspeito se a pessoa esteve na China nos últimos 14 dias e apresentou tosse e febre ao retornar. Nesta situação, o paciente é colocado em isolamento e são realizados testes para checar, primeiro, se o que essa pessoa tem é influenza ou outra gripe. Caso os exames não acusem essa possibilidade, é feito o teste para coronavírus.
No momento, apenas o primeiro caso suspeito, da estudante de Minas Gerais, está na etapa de teste para coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, é possível que o resultado do teste seja conhecido na próxima sexta-feira (31).