CQH discute boas práticas de Saúde com foco no paciente


Palestra apresentou modelo de gestão inspirado na experiência do Hospital Israelita Albert Einstein

Na última quinta-feira, 28 de novembro, o Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) – da Associação Paulista de Medicina – realizou uma assembleia virtual com os hospitais participantes, destacando a palestra “Boas práticas de implementação de um programa de experiência do paciente – Caso Einstein”. A apresentação foi conduzida por Flávia Nascimento de Camargo, diretora de Experiência em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein.

O evento contou com a abertura de Jayme Malek Júnior e Rosemeire Keiko Hangai, integrantes da governança do programa CQH. “Nos reunimos hoje para discutir um tema fundamental: a adoção de boas práticas nos hospitais com foco nos pacientes. A doutora Flávia falará sobre o tema, com base em sua experiência no Einstein”, afirmou Rosemeire.

Transformações na gestão hospitalar

Flávia Camargo destacou as mudanças culturais que têm moldado os ambientes hospitalares nas últimas décadas. Segundo ela, o modelo tradicional, em que o hospital era o centro do cuidado, deu lugar a uma abordagem centrada no paciente. “Hoje, priorizamos o cuidado com a saúde em vez de apenas tratar a doença”, afirmou. Ela também mencionou alguns avanços, como a automatização do processamento de dados, que trouxe mais agilidade e precisão para as instituições.

Entre os fatores que impulsionaram essas transformações, a palestrante citou o aumento da expectativa de vida, o envelhecimento da população, o surgimento de novas tecnologias, internações prolongadas, a crescente importância dos cuidados paliativos, a ênfase na prevenção e no autocuidado, além das mudanças nos hábitos alimentares – que nem sempre são saudáveis.

“Vivemos em uma época em que as experiências têm um peso enorme….



Leia Mais >