10 dicas para lidar com conflitos no ambiente de trabalho


Os conflitos podem representar desafios ou oportunidades, a depender de como são manejados pela organização. Essa é a opinião da consultora organizacional Caroline Fagundes, que ministrou o webinar Resolução de Conflitos a colaboradores do Sistema Unimed Paranaense em novembro.

Segundo Caroline, quando o conflito é regido por ideias fixas, rígidas e imutáveis, não há espaço para a criatividade, o que pode fazer com que a relação se deteriore ou deixe de progredir. Por outro lado, opiniões diferentes têm o potencial de gerar reflexões e análises construtivas, gerando um progresso significativo na relação — o que passa por mediação, diálogo e negociação. 

Confira 10 dicas dadas pela consultora para uma gestão eficiente de conflitos.

  1. Identifique suas emoções
  2. Regule suas reações emocionais
  3. Desenvolva a empatia
  4. Tome decisões melhores
  5. Identifique seus pontos fortes e fracos
  6. Saiba conduzir negociações
  7. Preste atenção à linguagem corporal
  8. Invista no relacionamento e entenda os interesses envolvidos
  9. Entenda seu estilo de comunicação
  10. Trabalhe a adaptabilidade

1. Identifique suas emoções

O autoconhecimento é fundamental para entender como as emoções impactam nosso comportamento e tomada de decisão. Busque a auto-observação para entender como as emoções se manifestam no seu dia a dia, percebendo os sinais para poder melhor geri-las. 

2. Regule suas reações emocionais

Ao reconhecer suas emoções, tente canalizá-las de forma apropriada, evitando reações impulsivas ou descontroladas. Se necessário, se afaste da situação por alguns momentos, permitindo responder de forma mais consciente e intencional à ocasião. 

3. Desenvolva a empatia

Conhecer nossas emoções abre caminho para reconhecer as do outro, trabalhando a empatia. “Não é sobre se colocar no lugar do outro, porque isso a gente nunca vai conseguir, mas sim sobre respeitá-lo”, diz a consultora. 

4. Tome decisões melhores

O autoconhecimento facilita decisões mais…



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