A idade média em que ocorre a menopausa está entre 45 e 55 anos. Os sintomas podem ser intensos, interferindo no dia a dia e na qualidade de vida da mulher. Conhecer os sintomas é um importante para entender a melhor forma de minimizá-los. Os 10 principais são:
- Ondas de calor
- Alteração do sono
- Menstruação irregular
- Alteração do humor
- Secura vaginal
- Diminuição da libido
- Dores em articulações
- Mudanças no metabolismo
- Má digestão
- Inchaço na região abdominal
As ondas de calor são a primeira queixa das mulheres nesta fase
Conhecidas também como fogacho, podem ter início ainda na perimenopausa ou pré-menopausa e mais de 80% das mulheres relatam este sintoma. Os calores têm como causa a diminuição da produção de estrogênio. Durante o climatério, o fogacho costuma desaparecer. Entretanto, cerca de 10% das mulheres permanecem sentindo este sintoma por muito tempo. O sintoma geralmente começa como a súbita sensação de calor centralizado na parte superior do tórax e rosto, e que rapidamente se torna generalizada e particularmente mais comuns à noite.
A alteração do sono
O sono fica irregular, isso porque os fogachos e o suor noturnos causam incômodos no sono. Cerca de 60% das mulheres relatam sofrer se insônia e isso pode levar a uma importante desregulação no relógio biológico. As principais teorias apontam a queda de hormônios como responsável pelo fenômeno, o estrogênio tem papel fundamental na regulação das fazes do sono e quando alterados impactam negativamente o ciclo circadiano natural.
Menstruação irregular
As alterações no período menstrual podem ocorrer antes da mulher entrar na pré-menopausa e menopausa precoce. Inicialmente, as mudanças são sutis e incluem alterações na intensidade do sangramento e diminuição do ciclo. Conforme a menopausa se aproxima, as mudanças menstruais se tornam mais óbvias. O ciclo menstrual passa a ser irregular e mais longo, durando entre 40 a 50 dias de…