Sinfonia da vida: a paixão do médico William Procópio dos Santos pela música


(Foto: Arquivo/Unimed Paraná)

Em Londrina, no Norte do Paraná, o médico William Procópio dos Santos, cooperado da Unimed Londrina, ex-diretor daquela Singular e também da Federação, se destaca não apenas por sua expertise como oftalmologista, mas também por sua paixão pela música.

Toco e estudo piano desde os 8 anos de idade. Já estudei violão clássico também, mas hoje me dedico apenas ao piano. A motivação veio do meu pai, que tocava violino e piano”, conta o profissional.

Veja outras histórias em Hobbies e Manias!

A música como companhia diária

Mesmo após formar-se em medicina, o gosto pela música nunca o abandonou. Pelo contrário, tornou-se uma companhia diária e um refúgio em meio à rotina agitada da clínica. Para ele, equilibrar as atividades profissionais com a música sempre foi muito fácil e agradável. O piano é um companheiro diário que o ajuda a manter a mão firme para as cirurgias e a mente mais leve.

“Acredito que nos faz abordar os temas do dia a dia de uma forma diferente. Quando era diretor na Federação, mantinha um piano na minha sala. À noite, em casa, estou no piano ou no computador editando algum arranjo para tocar com voz ou sax”, revela.

E tem sido assim há mais de três décadas. Em sua residência, o médico montou um pequeno estúdio com piano, equipamentos de som e bateria, onde recebe regularmente amigos músicos. “Reunimo-nos para ouvir, discutir música, tocar para distrair ou se preparar para alguma apresentação eventual. Não existe um grupo fixo ou uma banda. Depende do evento ou da música escolhida, um grupo se apresenta. Ou pode ser uma apresentação solo”, explica o oftalmologista.

E ele ainda ressalta que os temas e compromissos são encarados de forma comprometida com os resultados. Segundo o médico, é preciso ensaiar para fazer bem, preparar o arranjo, a afinação e a empatia. “Isso muda os resultados, com certeza. Trabalhar em grupo, preocupado com a interpretação do outro!…



Leia Mais >