No dia 26 de setembro, a Santa Casa de Misericórdia de Limeira participou da Assembleia virtual do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH), mantido pela Associação Paulista de Medicina (APM). O evento teve como tema “Boas Práticas de Hospitais Selados na Adoção do Modelo de Gestão CQH – Gestão Por Competências”.
Durante o encontro, as gestoras de Recursos Humanos da Santa Casa, Cintia Cason e Paula Cechinato, apresentaram o plano de trabalho desenvolvido nos últimos anos, destacando os resultados alcançados pela instituição.
O diretor científico da Sociedade Paulista de Medicina Preventiva e Administração em Saúde (Sompas) e membro da governança do CQH, Jayme Malek Jr., moderou o evento e agradeceu a presença de todos os participantes.
Boas Práticas
No início da apresentação, Cintia e Paula abordaram a missão, visão e valores da Santa Casa, além de expor o perfil institucional. Elas também falaram sobre as principais mudanças implementadas no hospital, como a revisão do organograma funcional e dos descritivos de cargos, a reestruturação da pesquisa de clima organizacional e a adoção de um modelo de gestão por competências.
Entre os objetivos estava o alinhamento das necessidades do planejamento estratégico com as competências da equipe em diversas áreas, incluindo liderança, operação e técnica.
Em 2022, a instituição revisou seu objetivo estratégico para fortalecer e reter profissionais qualificados por meio de ferramentas de desenvolvimento, critérios de desempenho e acompanhamento de resultados.
Além disso, um comitê foi criado para supervisionar e monitorar essas estratégias – com destaque para desenvolvimento de líderes, disponibilização de ferramentas…