Primeiramente, o presidente da FEMIPA reforçou que a Federação é apartidária, mas precisa ter uma atuação política para garantir melhores condições para os prestadores de serviços de Saúde, já que esse tema é essencial. Em seguida, ele destacou a importância das instituições sem fins lucrativos para o sistema de saúde.
“Hoje, aqui, estão os principais hospitais da capital, um grupo muito importante para a rede de Saúde como um todo. Realizamos mais de 50% dos atendimentos aos SUS. Em algumas áreas, chegamos a quase 100%. A maioria desses hospitais conta com selos e certificações que atestam a qualidade e a excelência. Além disso, temos que destacar que temos um custo muito mais acessível do que o próprio serviço público, porque essa é uma realidade. Fazemos bem, fazemos em quantidade e fazemos mais barato. Precisamos reconhecer isso”, afirmou.
Em seguida, a deputada Márcia Huçulak relembrou a história de mais de 30 anos que tem com muitas das instituições presentes e reforçou que a rede de Saúde filantrópica é fundamental para o sistema.
“Os hospitais filantrópicos são nossos grandes parceiros. Não podemos ficar sem essas instituições, que são imprescindíveis. Além de tudo, temos a relação de custo-efetividade muito vantajosa para o sistema. Vale destacar também que Curitiba é uma referência em Saúde, então não podemos perder isso. Mas sempre há espaço para melhorar. Eu sempre digo que uma cidade nunca…