UNIDAS revela cases inovadores em Fórum
Anderson Mendes, Presidente da UNIDAS, participou do 7º Fórum de Acesso 2024 – O Impacto da Inovação na Eficiência dos Sistemas de Saúde, promovido pela farmacêutica AstraZeneca, em São Paulo, no dia 30/08. Ele conversou com os médicos Flávia Couto e Rafael Munerato sobre Cases de Inovação e Eficiência na Saúde Pública e Privada no Brasil e destacou que a inovação em saúde tem que acontecer em todo setor para ser realmente transformadora.
O Presidente da UNIDAS explicou que saúde é um pilar entre acesso, qualidade, resolutividade e custo, que precisam estar equilibrados para o sistema funcionar. Ele acrescentou que, ao se falar em dados em saúde, prioriza-se analisar e divulgar o desfecho. E a UNIDAS tenta fazer diferente por querer mostrar esse resultado para o paciente.
Para inovar ainda mais, Anderson anunciou uma novidade: a UNIDAS implementará em breve uma parceria com o DRG Brasil, plataforma de gestão de governança clínica do Grupo IAG Saúde. O principal objetivo é que o beneficiário tenha acesso não só a dados de desfecho, mas ao máximo de indicadores, como tempo de permanência, reinternação, infecção. Essas informações mais abrangentes e precisas o ajudarão na decisão de que serviços de saúde utilizar.
“Nós vamos mostrar quem são os benchmarks, quem não são os benchmarks”, contou.
Outros dois projetos inovadores das filiadas UNIDAS citados no evento foram as clínicas compartilhadas: 11 de APS e uma de infusão – esta respondeu por milhares de atendimentos que geraram R$ 5 milhões de economia em um ano e meio de funcionamento. Anderson disse que os beneficiários passaram a frequentar as clínicas de forma voluntária, sem que nenhum outro serviço tenha sido descredenciado. E que o compartilhamento entre as autogestões é responsável, atualmente, por uma redução de custos de 25% a 30% por operadora.