O cooperativismo é o ato de cooperar entre pessoas com um interesse em comum. O modelo de contribuição, seja com a sociedade ou até mesmo pela instituição, percebendo que o trabalho tem significado, é algo que muitas pessoas enxergam como propósito. Os 24 anos dedicados ao Sistema Unimed do gerente de Serviços em Saúde da Unimed Apucarana, Ricardo Xavier, são de identificação com o cooperativismo.
Toda a sua trajetória profissional passou pelo Sistema Unimed, sendo em Londrina a sua primeira oportunidade. “Sou extremamente grato, na cooperativa passei por cargos de auxiliar até analista de Promoção em Saúde. A Unimed Londrina me proporcionou muito aprendizado, desenvolvimento e autonomia para trabalhar. Nesse período, tive o privilégio de interagir com líderes e amigos que até hoje são referências para mim”, agradece o colaborador. Depois de passar 15 anos na Unimed Londrina, hoje ele já conta com quase uma década de contribuição na Unimed Apucarana. “A Singular me acolheu muito bem. Eu tenho muito zelo pela cooperativa e acredito que os colaboradores que me rodeiam também são excelentes profissionais”, afirma.
Mesmo com muitos anos de casa, Xavier comenta que uma das suas principais motivações para continuar no Sistema é acreditar que os princípios do cooperativismo estão ligados aos seus princípios pessoais. “Há muita força no cooperativismo para superar os revezes econômicos, financeiros e sociais de uma determinada sociedade. O Sistema Unimed tem variados desafios perante o mercado de saúde suplementar, no entanto, eu acredito que a sua força para superar cada um desses desafios está na intercooperação”, relaciona o colaborador da Unimed Apucarana.
A intercooperação pode ser encontrada até mesmo no compartilhamento de aprendizados e cases de sucesso. Nesses 45 anos, a Federação, em muitos casos intermediou muitas desses debates. Como gerente da Unimed Apucarana ele enfatiza que…