Lesões orais e câncer de boca são destaques em webinar da APM


Palestra ressaltou a necessidade de conscientização e prevenção, além de salientar a importância do diagnóstico precoce

A Associação Paulista de Medicina promoveu, na última quarta-feira (24), um webinar como parte das atividades do Julho Verde, mês dedicado à conscientização sobre tumores de cabeça e pescoço. O evento, intitulado “Lesões orais e câncer de boca”, contou com a presença de especialistas na área.

Entre os palestrantes, estiveram Leandro Loungo, professor da disciplina de Cirurgia de Câncer de Cabeça e Pescoço na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e a estomatologista Juliana Mota Siqueira. A moderação ficou a cargo de Antonio José Gonçalves, presidente da APM, e Marianne Yumi Nakai, diretora Científica da entidade, junto dos médicos Andressa Teruya e José Guilherme Vortanian.

Antonio José Gonçalves abriu o webinar ressaltando a importância do Julho Verde para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço. “Esta campanha nacional, realizada há dez anos, tem gerado resultados muito satisfatórios. Nosso objetivo é melhorar o diagnóstico precoce, especialmente para o câncer de boca, que é altamente prevalente na população masculina”, destacou.

Aspectos clínicos

Leandro Loungo iniciou sua apresentação explicando as partes que compõem a boca e como a realização do exame clínico é simples e eficaz. “Um exame básico da boca, utilizando um palito e uma lanterna, leva cerca de um minuto e meio. Isso permite identificar diferentes tipos de topografias, incluindo a orofaringe.”

O especialista enfatizou que o câncer de boca é visível a olho nu, o que facilita o diagnóstico precoce. “O tumor fica visível, literalmente. Não precisamos de microscópio para identificá-lo”,…



Leia Mais >