Se você já se frustrou tentando emagrecer, seja bem-vindo ao clube. Consultar uma nutricionista, se matricular na academia ou adotar as famosas dietas milagrosas que permeiam as redes sociais são caminhos adotados por muitos — mas que ajudam poucos a atingir os resultados esperados.
Neste episódio da Conversa Ampla, reproduzido pelo Saúde Debate, o bate-papo é com a psicóloga especialista em Comportamento e Transtornos Alimentares Priscilla Leitner. Ela é fundadora do Instituto de Pesquisa do Comportamento Alimentar de Curitiba (IPCAC), e se há algo que os anos de estudos e de prática clínica a ensinaram é que o jeito tradicional de emagrecer, apostando em dieta e atividade física, geralmente, não funciona — e outra abordagem é necessária.
Sono, estresse, abusos, dificuldade em reconhecer fome e saciedade, questões metabólicas — há uma série de fatores que influenciam o peso, e é necessário um olhar atento a eles. Quando o paciente só se mantém focado na alimentação e exercícios físicos, é muito comum que se sinta culpado, o que, em vez de ajudar no processo de emagrecimento, dificulta seu processo de autoconhecimento.
Confira também a entrevista completa no YouTube.
Acompanhe ainda podcast Saúde Debate clicando aqui ou no Spotify.