Na última sexta-feira, 12 de julho, o presidente da Associação Paulista de Medicina, Antonio José Gonçalves, representou a instituição na celebração dos 75 anos da Sociedade Brasileira de Reumatologia. O evento, que aconteceu em São Paulo, reuniu uma série de especialistas e autoridades em Saúde.
A cerimônia relembrou o notável papel que a SBR tem para o desenvolvimento científico da especialidade, contribuindo para a Medicina nacional e internacional – principalmente em relação aos países da América Latina – e se consolidando como uma notável fonte de conhecimento.
O presidente da entidade, Marco Antonio Araújo Rocha Loures, relembrou as conquistas da especialidade, destacando as perspectivas para o futuro. Além disso, durante a cerimônia, houve o lançamento do livro “Sociedade Brasileira de Reumatologia: 75 anos”, que detalha, desde a sua fundação, toda a história da Sociedade.
A obra, que se divide em 13 capítulos, foi escrita por Monica Musatti Cytrynowicz e relata importantes acontecimentos, como a elaboração das regionais da SBR ao redor do País, a evolução dos congressos e eventos científicos, suas publicações, cursos, atividades e os principais desafios vencidos. Com 224 páginas, o livro possibilita acompanhar o desenvolvimento da Reumatologia nacional.
O tesoureiro da entidade, Lauredo Ventura, recordou como a Reumatologia brasileira passou a ganhar força. “A história iniciou a partir da fundação da Sociedade Brasileira de Reumatologia, no dia 15 de julho de 1949, no anfiteatro da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, tendo como administrador da reunião o professor Valdemar Bianchi. Ele foi o iniciador da ideia da SBR”.
Em nota, o site oficial da Sociedade Brasileira de Reumatologia destaca que a instituição…