A Quanta Diagnóstico por Imagem, que atua na área de diagnóstico médico e também em pesquisa científica, assinou um Termo de Cooperação Técnica, formalizando sua participação no projeto Governança do Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia de Curitiba, coordenado pelo Sebrae. Também assinaram o termo mais de vinte parceiros e instituições, como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), entre outros.
Leia também – Setor de farmácia está no radar de investimentos estrangeiros
A assinatura foi feita durante o Connect Week Summit 2024, realizado no final de junho. O Ecossistema de Inovação em Saúde e Biotecnologia de Curitiba conta agora com uma nova cooperação entre os agentes que promovem inovação na região. Entre os participantes estão profissionais e especialistas do ecossistema, além de empresários, funcionários públicos, pesquisadores, especialistas e investidores, todos engajados pelo desenvolvimento da área.
A Quanta Diagnóstico por Imagem é pioneira em projetos de inovação na área de saúde em Curitiba, sendo a primeira empresa do ramo a ingressar no Tecnoparque, afirma Rodrigo Cerci, cardiologista e sócio da clínica, que assinou o termo de cooperação. “A parceria entre a Quanta e o Tecnoparque tornou possível o oferecimento de serviços de saúde inovadores, antes indisponíveis à população. Vemos o acordo firmado agora como um novo nível de cooperação, com o possível compartilhamento de dados anonimizados e conhecimento, indispensável no mundo atual”, comenta.
Entre os serviços inovadores e que eram indisponíveis à população de Curitiba e região podem ser citados o PET-PSMA (para câncer de próstata) e o escore de cálcio (que oferece tecnologia de ponta para a população mais vulnerável). “São iniciativas possíveis graças a diversas parcerias com agentes públicos e privados, nacionais e internacionais, nestes mais de 10 anos”, relata o médico.
O sétimo maior ecossistema de saúde do Brasil
O novo acordo firmado tem como meta realizar 30 reuniões ao longo de 24 meses envolvendo os atores do ecossistema de inovação em Saúde e Biotecnologia e finalizar dois projetos estratégicos para o desenvolvimento do ecossistema de inovação em saúde e biotecnologia de Curitiba envolvendo a governança.
Segundo Suelen Suzuki, coordenadora de Indústria do Sebrae/PR, o Termo de Cooperação Técnica vem para formalizar e evidenciar a força desse movimento que se mostra cada vez mais relevante e consistente, sendo hoje o sétimo maior ecossistema de saúde do Brasil, que mobilizou mais de 150 atores desde 2020.
“Esse trabalho foi iniciado há cinco anos, com o mapeamento e diagnóstico do ecossistema de inovação de Curitiba e região, promovido pelo Sebrae/PR em parceria com a Fundação Certi e a Agência Curitiba de Desenvolvimento. Naquele momento, já se identificou o potencial para a promoção de inovação e desenvolvimento. A partir de 2021, foi constituída a Governança do Ecossistema de Inovação de Saúde e Biotecnologia, unindo atores de todas as hélices do ecossistema, para que juntos pudessem elaborar estratégias, orientar caminhos e executar ações em prol do desenvolvimento do setor”, afirma.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate