No dia 23 de junho, o A.C.Camargo, o primeiro e único cancer center no Brasil, levou para a população de Santos o projeto Missão A.C.Camargo, realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do município e a organização Comunitas. A iniciativa teve como ação prática a conscientização, triagem e agendamento de consulta com especialista de de pacientes suscetíveis ao câncer de pele – um dos tumores mais comuns no Brasil e em São Paulo, estado no qual os casos de câncer de pele aumentaram 6,2% entre 2022 e 2023, totalizando 14.745 casos no final do período.
Estiveram presentes no evento realizado no Parque Roberto Mario Santini cerca de 300 pessoas, com 291 atendimentos iniciais de autoavaliação, 135 casos que passaram pela triagem com inteligência artificial e 40 encaminhamentos de casos suspeitos de câncer de pele para o sistema público.
O objetivo do programa é conscientizar a população sobre os tumores cutâneos para fortalecer os sistemas de saúde municipais por meio de parcerias com as respectivas secretarias de saúde, “é de suma importância levar para as pessoas informações sobre os cuidados e tratamentos de câncer. O A.C.Camargo é a referência sobre os cuidados e trazer os primeiros passos para o diagnóstico, em parceria com a prefeitura de Santos, fortalece a qualidade de vida da população e reforça a prevenção do câncer”, destaca Denis Valejo, secretário da saúde de Santos. O Missão A.C.Camargo conta ainda com o apoio da organização sem fins lucrativos, Comunitas.
“Entendemos o potencial do Missão A.C. Camargo, por isso o projeto estará em outras regiões de São Paulo, reforçando essa expertise junto aos municípios e sistema público de saúde”, explica Ana Paula Neves Marques De Pinho, diretora de impacto social do A.C.Camargo Cancer Center, que complementa dizendo que, “começamos pela prevenção do câncer de pele em Santos, uma cidade praiana que busca levar essa qualidade de vida para os cidadãos, usando esse ambiente tão bonito e natural que já tem. Dessa forma, todos nós nos engajamos para que pudéssemos fazer uma ação de prevenção do câncer de pele”.
Um dos principais fatores de risco para os tumores cutâneos é a exposição prolongada aos raios solares – sendo assim, áreas litorâneas precisam de atenção redobrada para prevenir, diagnosticar e tratar essa doença. “Quando a gente fala em câncer da pele, a gente tem basicamente dois tipos: o não melanoma, que representa cerca de 90%, 95% dos casos, que é o vasocarcinoma basocelular e o carcinoma espiricocelular. E o melanoma, que é o menos frequente, mas mais agressivo, que representa cerca de 5% dos casos”, explica Juliana Casagrande, médica oncologista com especialização em dermatologia do A.C.Camargo Cancer Center.
Dentre os tipos destacados, o melanoma é o câncer de pele mais agressivo e o mais letal, atingindo cerca de 4.600 homens e 4.300 mulheres no Brasil e corresponde a cerca de 3% de todos os casos de câncer diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
O diagnóstico tardio é uma das principais preocupações acerca do melanoma, pois não tem sintomas específicos, porém o rastreamento precoce pode aumentar em 95% as chances de cura. Nesse sentido, Juliana destaca que ações como a do Missão A.C.Camargo em Santos são fundamentais para evidenciar a necessidade de discutirmos o câncer da pele. “Muitas pessoas acham que por estar na pele é algo superficial e menos prioritário ou algo que não irá se aprofundar nem evoluir”, relata a oncologista.
O Missão A.C.Camargo também irá contemplar outras cidades do interior de São Paulo ainda em 2024. Para saber mais sobre o projeto, acesse o site.
*Informações Assessoria de Imprensa