A Doctoralia, maior plataforma de agendamentos do mundo, realizou levantamento e indica que mais de 10% dos habitantes brasileiros, ou seja, 1 a cada 10 pessoas, acessam a plataforma para escolher um profissional de saúde ou clínica e fazer o agendamento online de consultas. Essa proporção de usuários leva em consideração os últimos dados divulgados pelo IBGE, que indicam que a população brasileira chegou a 203,6 milhões.
Leia também – Hospital Alemão Oswaldo Cruz impulsiona inovação em saúde com Programa de Eficiência
Com base nisso, a Doctoralia desenvolveu um estudo que traça o perfil do paciente digital, oferecendo uma visão geral e destacando as especialidades mais buscadas nos últimos anos. “O perfil do paciente digital reflete nossas preocupações de saúde. A pesquisa completa aponta quinze especialidades mais procuradas, mas vamos focar nas três campeãs”, afirma Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru e Chile.
1. Obstetrícia e Ginecologia
Como mostra a pesquisa, 64% dos pacientes digitais são do público feminino. Isso porque muitas mulheres preferem ter um médico especializado que possam se consultar regularmente para questões íntimas e sensíveis de saúde, como exames ginecológicos e contracepção. Muitas clínicas de obstetrícia e ginecologia oferecem uma variedade de serviços, incluindo ultrassonografia, mamografia, aconselhamento genético, planejamento familiar e tratamento de distúrbios hormonais, proporcionando aos pacientes um local conveniente para todas as suas necessidades de saúde feminina.
2. Clínica Geral
Os médicos de clínica geral geralmente atuam como o principal ponto de contato de um paciente com o sistema de saúde, realizando exames de rotina. Além disso, oferecem aconselhamento sobre estilo de vida saudável, vacinas e rastreamento de doenças, ajudando os pacientes a manter uma boa saúde e prevenir problemas médicos futuros. Posteriormente, eles coordenam os cuidados entre diferentes especialistas, garantindo que os pacientes recebam os serviços de saúde de que precisam.
3. Psicologia
A pandemia da COVID-19 confirmou a importância da saúde mental, pois muitas pessoas enfrentaram desafios emocionais e mentais em diferentes momentos de suas vidas, como estresse, ansiedade, depressão, trauma, luto, entre outros. A psicologia oferece suporte e tratamento para ajudar os pacientes a lidar com esses problemas e buscar o bem-estar emocional.
*Informações Assessoria de Imprensa
Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate