Hospitais estaduais de Goiás inovam na aplicação de Escape Rooms na saúde

escape health
(Foto: Divulgação)

Considerada uma das mais usadas metodologias ativas de aprendizagem, a gamificação chegou na área da saúde em três hospitais estaduais de Goiás: Hospital Estadual de Formosa (HEF), de Trindade (Hetrin) e Centro-Norte Goiano (HCN), trazendo inovação na educação das equipes que atuam nessas unidades do governo de Goiás.

Leia também – ABIMO e Embrapii renovam parceria para 2024

De 8 a 11 de junho, parte dos colaboradores desses três hospitais participou de um Escape Health, baseado na mesma dinâmica das já conhecidas Escape Rooms, ou “Salas de Fuga”, ferramenta inovadora para o desenvolvimento de grupos que, confinados num mesmo ambiente, precisam resolver jogos de enigmas em determinado tempo.

O tema do primeiro Escape Health das unidades hospitalares de Goiás, administradas pelo Instituto de Medicina, Ensino e Desenvolvimento – IMED, foi sobre sepse, quando os participantes terão usaram seus conhecimentos sobre o protocolo institucional para resolver o caso apresentado.

Essas atividades irão compor o Workshop Multiprofissional de Gamificação no Ensino em Saúde, tendo como facilitadores Wilson Elias de Oliveira Júnior, cirurgião pediátrico e Aline Junqueira Bezerra, enfermeira, que abordarão sobre a importância das metodologias ativas de ensino.

Para a diretora médica do IMED, Erika Ortolan, o uso dessa estratégia evidencia a importância da adoção de atividades lúdicas e dinâmicas na área da saúde. “Esta é uma parte muito importante das nossas unidades: a educação permanente. E este treinamento acontece através de simulações que envolvem toda a equipe assistencial, afinando as condutas e melhorando a interação entre os times. Nesse sentido, as Escapes Health fazem parte do rol das mais novas metodologias ativas de ensino, misturando ensino em ambientes simulados e trabalho em equipe”, explica ela.

*Informações Assessoria de Imprensa

Confira mais notícias de Negócios & Mercado no Saúde Debate