Na última sexta-feira, dia 7, o presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), Dr. César Eduardo Fernandes visitou as instalações do Setor de Hemodinâmica do Hospital Universitário Pedro Ernesto (UERJ), a convite do Prof. Dr. Esmeralci Ferreira, coordenador do setor.
O serviço funciona 24 horas por dia, atendendo a população do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Baixada Litorânea, com um total de 10 médicos e conta com máquinas de hemodinâmica de última geração, (tais como, GE Innova 2000 e Philips Azurion).
O professor Esmeralci explica que o serviço de Hemodinâmica existe desde a década de 60, porém passou por algumas intercorrências durante muitos anos. “Somente a partir de 2010, com uma revitalização que fizemos no hospital, efetivamente começou a nova fase da hemodinâmica da UERJ, disse.
Ele explicou ainda que são oferecidos um curso anual de hemodinâmica com convidados que falam sobre dinâmica básica a hemodinâmica avançada para residentes e pós-graduandos. Também realizamos intercâmbio com outras instituições participando de congressos nacionais e internacionais com academias e sociedades brasileiras de Hemodinâmica e Cardiologia, sociedade latino-americana de Cardiologia e eventos na Europa e nos Estados Unidos, ressaltou.
O Dr. César Eduardo Fernandes elogiou o serviço de Hemodinâmica oferecido ao povo do Rio de Janeiro e agradeceu o convite do Professor Esmeralci. “Me sinto muito honrado por esse convite e por conhecer uma equipe tão dedicada a um serviço fundamental para os cariocas, comentou o presidente da AMB.